17 de junho de 2016 · A3ES



ALFREDO JORGE SILVA

Alfredo Jorge Silva, Professor Catedrático Aposentado da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, autor e coautor de seis dezenas de publicações científicas e técnicas. Foi Secretário de Estado do Ensino Superior do XIII Governo Constitucional, tendo desempenhado altos cargos de direção na Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e na Direção-Geral do Ensino Superior.

ANTÓNIO DE ALMEIDA COSTA

António de Almeida Costa, autor de diversos estudos e ensaios sobre administração da educação. Foi Secretário de Estado na área da Educação nos terceiro, quinto e nono governos constitucionais. Foi Membro do Conselho de Curadores da Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, representante de Portugal no Comité de Educação da OCDE e Conselheiro Especial do Presidente da República, entre outros cargos de destaque na área do Ensino Superior.

JOÃO LOBO ANTUNES

João Lobo Antunes, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Trabalhou no Departamento de Neurocirurgia do New York Neurological Institute, Columbia Presbyterian Medical Centre. Foi Membro do Conselho de Curadores da Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Presidente do Instituto de Medicina Molecular e da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia e Vice-Presidente para a Europa do World Federation of Neurosurgical Societies. Foi Presidente da Sociedade Europeia de Neurocirurgia e Presidente da Academia Portuguesa de Medicina. Foi ainda Conselheiro de Estado. Distinguido com os Prémios Pfizer, Prémio Sandoz, Prémio Pessoa, Neurobionik Award - Hannover, e condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

JOSÉ GOMES CANOTILHO

José Gomes Canotilho, Professor Catedrático Jubilado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, instituição em que foi Vice-Reitor. Autor de um vasto número de obras entre as quais se destacam Constituição Dirigente e Vinculação do Legislador, Direito Constitucional e Teoria da Constituição, Constituição da República Portuguesa Anotada, Proteção do Ambiente e Direito da Propriedade (Crítica da Jurisprudência Ambiental), Direitos Humanos, Estrangeiros, Comunidades Emigrantes e Minorias. Distinguido com o Prémio Pessoa em 2003 e com a Comenda da Ordem da Liberdade em 2004.



4 de julho de 2016 · Ciência 2016



ALÍRIO RODRIGUES

Alírio Rodrigues, pelos relevantes contributos em Engenharia Química, incluindo no campo da investigação dos aditivos verdes para combustíveis, bem como pela sua intervenção como fundador do Laboratório de Processos de Separação e Reação da Universidade do Porto.

ARSÉLIO PATO DE CARVALHO

Arsélio Pato de Carvalho, pela investigação na área da Neurociência, particularmente no papel do cálcio intracelular como regulador da neurossecreção, bem como pelo papel de fundador do Centro para as Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.

CARLOS BERNARDO

Carlos Bernardo, pelos relevantes contributos em Engenharia de Polímeros, sendo responsável pela criação e promoção desta área científica em Portugal, incluindo muitas interações com a indústria.

CLAUDINA POUSADA

Claudina Pousada, pela investigação na área da Genómica, particularmente sobre mecanismos celulares de regulação dos genes, assim como pelas funções exercidas como Presidente da Federação Europeia de Sociedades Bioquímicas.

JOÃO LOPES BAPTISTA

João Lopes Baptista, pela investigação na área da Ciência dos Materiais enquanto professor da Universidade de Aveiro, assim como pela atividade na Comissão de Acompanhamento Científico do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo.

JOÃO SENTIEIRO

João Sentieiro, pela investigação em controlo de sistemas complexos e aplicações de Robótica bem como pela sua intervenção como fundador do Instituto de Sistemas e Robótica do IST, ISR e do Laboratório Associado LARSyS e como Presidente da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia entre 2006 e 2011.

LUÍS REIS TORGAL

Luís Reis Torgal, pela investigação em História Contemporânea e pelo trabalho de coordenação da investigação do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20).

MIRIAM HALPERN PEREIRA

Miriam Halpern Pereira, pelos relevantes contributos em História Contemporânea e influência marcante na formação de várias gerações de historiadores em Portugal, quer como diretora fundadora do Centro de História do ISCTE/IUL como na direção do Arquivo Nacional de Portugal.

NUNO PORTAS

Nuno Portas, pela investigação em arquitetura, pela criação no LNEC da linha de investigação sobre habitação social assim como pela intervenção como um dos fundadores do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo, que o tornaram influência marcante na formação de várias gerações de arquitetos.

ODETE SANTOS FERREIRA

Odete Santos Ferreira, pioneira da investigação sobre SIDA em Portugal, tendo identificado o HIV de tipo 2. É Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

PEDRO GUEDES DE OLIVEIRA

Pedro Guedes de Oliveira, pela investigação em processamento de sinais, nomeadamente em eletroencefalografia, e outras aplicações de Engenharia, bem como pela sua intervenção como fundador do INESC Porto e no lançamento do Departamento de Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações da Universidade de Aveiro.

TERESA LAGO

Teresa Lago, pioneira em investigação em Astronomia em Portugal assim como pelo papel na fundação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e pela sua intervenção como membro do Conselho Científico do Conselho Europeu de Investigação.