Bem-vindo a Ciência 2010
Banner da zona

IMPRENSA

Entrevista ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior


O CIÊNCIA 2010 NA IMPRENSA 

Diário de Notícias

Correio da Manhã

Jornal de Notícias

Público

 

ON-LINE

Ciência Hoje


TV Ciência

________________________________________________________________________________________________________________________

COMUNICADO DE IMPRENSA DO MCTES

 

 

Encontro Nacional Ciência 2010: IV edição da mais importante reunião pública, anual, da Ciência em Portugal

Primeiro-Ministro preside à abertura

 

Lisboa, 3 Julho (MCTES) – A mais importante e diversificada reunião de cientistas de diferentes disciplinas e instituições que se realiza em Portugal tem lugar a partir de amanhã, domingo, prolongando-se até quarta-feira (7 de Julho), no Centro de Congressos de Lisboa (Praça das Indústrias, à Junqueira). O Primeiro-Ministro, José Sócrates, preside à abertura dos trabalhos acompanhado do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.

O Encontro Nacional Ciência 2010, organizado conjuntamente pelo Conselho dos Laboratórios Associados e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com a colaboração da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva, é a quarta edição da mais importante reunião pública, anual, da Ciência em Portugal.

O Encontro junta cientistas de todas as áreas, assim como empresas, responsáveis por instituições de investigação públicas e privadas, instituições de ensino superior, e outras entidades implicadas no desenvolvimento científico e tecnológico do País, e ainda cientistas e instituições estrangeiras especialmente convidadas. O Encontro é ainda aberto a jovens estudantes envolvidos em actividades de investigação.

Inscreveram-se nas mais de 100 sessões de trabalho agendadas, mais de 1500 participantes. Os trabalhos reunirão também centena e meia de instituições de investigação, a que se juntam mais de 60 empresas. Quatro centenas de estudantes apresentarão posters sobre o seu trabalho de investigação.

O Encontro Nacional de Ciência visa o conhecimento mútuo, a colaboração entre instituições, o estabelecimento de redes de investigação e a identificação de novas oportunidades para a actividade científica, assim como a emergência de novos consórcios ou projectos de investigação entre disciplinas ou instituições, a criação de empresas e a criação ou reorientação de programas de formação pós-graduada. Abre-se ainda à cooperação internacional e à participação portuguesa em instituições e programas europeus ou internacionais.

 

O Encontro será transmitido em directo pela Internet, e as gravações das sessões abertas ficarão disponíveis para consulta ulterior.

                                                                                              

MCTES