BIOGRAFIAS



Aaron Ciechanover

Biólogo israelita, conquistou o prémio Nobel da Química em 2004 (com Avram Hershko e Irwin Rose) pela descoberta do papel da ubiquitina na degradação e reciclagem das proteínas. Aaron Ciechanover nasceu em Haifa, Israel, em 1947, e é professor no Technion – Instituto de Tecnologia de Israel em Haifa, onde se doutorou em ciências biológicas. Foi na década de 1980 que Aaron Ciechanover mostrou como a molécula da ubiquitina se liga às proteínas, abrindo passagem à proteassoma, que dividirá as proteínas em compostos mais pequenos utilizáveis na formação de outras substâncias celulares.
Aaron Ciechanover é membro da Academia Nacional de Ciências e Humanidades de Israel, da Organização Europeia de Biologia Molecular, da Academia Americana de Artes e Ciências, da Sociedade Filosófica Americana, das Academias Nacionais de Ciências e Medicina dos EUA, da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, da Academia Chinesa de Ciências e da Academia Russa de Ciências. É ainda membro do Conselho Consultivo da Patient Innovation.






Alexandra Cunha

Alexandra Cunha é assessora no "Joint Nature Conservation Committee" (JNCC) no Reino Unido desde 2012. O seu trabalho desenvolve-se na área de conservação marinha e implementação da rede de áreas marinhas protegidas mas atualmente encontra-se a gerir um projecto chave na área da poluição atmosférica o "Nitrogen Futures". Antes de trabalhar para o JNCC, trabalhou como investigadora em ecologia de pradarias marinhas no Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Universidade do Algarve durante 12 anos e no Parque Natural da Ria Formosa onde iniciou a sua carreira. Foi coordenadora executiva do projeto europeu LIFE Biomares que visou a gestão e recuperação de habitats no Parque Marinho da Arrábida e do ADOPTE (uma pradaria marinha). Licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro, Mestre em Gestão Costeira na Universidade do Algarve e com o Doutoramento realizado nos Estados Unidos, Alexandra dedicou grande parte da sua vida a trabalho de voluntariado em organizações ambientais, tendo sido Presidente da Liga para a Protecção da Natureza entre 2009 e 2012.






Alexandra Monteiro

Alexandra Monteiro é licenciada em Engenharia Química (1996), mestre em Poluição Atmosférica (2003) e doutorada (2008) em Ciências Aplicadas ao Ambiente pela Universidade de Aveiro. Atualmente é Investigadora Principal no Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA. Integra desde 2000 o Laboratório Associado CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar), classificado com Excelência, onde é coordenadora do grupo de investigação Atmospheric Processes and Modelling. Nos últimos 10 anos participou em mais de 10 projetos de investigação nacionais e 5 projetos europeus, bem como em protocolos nacionais e redes de investigação internacionais, desenvolvendo trabalho nas áreas da qualidade do ar e alterações climáticas. Atualmente é coordenadora de um projetos nacional na área do impacto do turismo na qualidade do ar (FCT) e um projeto europeu na área do transporte marítimo e seus impactos ambientais. É atualmente coordenadora de um Workings Groups do Forum for Air Quality Modelling for Europe (FAIRMODE), criado pelo Joint Research Center e a Comissão Europeia. As suas atividades de investigação resultaram na publicação de mais de 70 artigos em revistas científicas internacionais do Science Citation Index.






Elvira Fortunato

Elvira Fortunato é professora do Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e diretora do CENIMAT. Atualmente dirige o i3N - Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação e integra o Grupo do Alto Nível da Scientific Advice Mechanism (SAM) da Comissão Europeia. Publicou mais de 500 artigos e nos últimos 10 anos obteve mais de 18 prémios internacionais e distinções. Em 2010 foi condecorada com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República.
Foi pioneira na investigação europeia sobre a eletrónica transparente e, em 2008, recebeu uma bolsa avançada do European Research Council - ERC na área da engenharia, com o projeto "Invisível", considerado uma história de sucesso e uma ideia arrojada e inovadora a nível mundial. No mesmo ano, com a sua equipa do CENIMAT, demonstrou a possibilidade de fazer o primeiro transístor de papel, iniciando um novo campo na área de eletrónica.






Eric von Hippel

Eric von Hippel é professor de Gestão de Inovação e Sistemas de Engenharia, na Escola de Gestão Sloan, do MIT. Enquanto investigador, tem desenvolvido novos métodos para aprimorar as fases iniciais dos processos de desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Eric Von Hippel mostrou como as comunidades de utilizadores estão de facto a tornar-se motores de inovação poderosos, descoberta que tem sido utilizada para analisar o processo de inovação. Atualmente lidera um grande projeto de investigação para perceber o funcionamento destas comunidades de inovação de utilizadores, e como os seus princípios se poderão estender a outras áreas de desenvolvimento de produtos e serviços. Eric von Hippel está também envolvido com académicos e decisores políticos nos Países Baixos, Dinamarca e Reino Unido, para desenvolver políticas mais adequadas ao paradigma da inovação centrada no utilizador. É licenciado em Economia pelo Harvard College, mestre em Engenharia mecânica pelo MIT, e doutorado em Gestão e Engenharia pela Universidade de Carnegie-Mellon.






Firoz Rasul

Firoz Rasul é Presidente da Universidade Aga Khan desde 2006. Licenciou-se em Engenharia Industrial pela Universidade de Hertfordshire no Reino Unido, tirou um MBA na Universidade McGill em Montreal e recebeu o grau de Doutor honoris causa, pela Universidade Simon Fraser, em 2001, e pela Universidade de Alberta, em 2017. Antes da sua ligação à Universidade Aga Khan, esteve envolvido na gestão e desenvolvimento de várias empresas, instituições sociais e comunitárias. Foi diretor executivo e presidente da Ballard Power Systems, líder mundial em tecnologia de células de combustível, vice-presidente de Marketing e Vendas da Mobile Data International em Vancouver, para além de membro do Conselho de Administração da TELUS Corporation e da Royal Bank Capital Corporation. Integrou também o Conselho de Administração da Universidade British Columbia e foi Presidente do Aga Khan Council for Canada, onde liderou o desenvolvimento de projetos para a Aga Khan Development Network, incluindo o The Global Centre of Pluralism em Ottawa e o Aga Khan Museum em Toronto.






Helena Canhão

Helena Canhão é doutorada e agregada em Medicina (Reumatologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Mestre em Investigação Clinica pela Universidade de Harvard (EUA). Atualmente coordena o Centro de Investigação Integrada em Saúde (CHRC) e a unidade de investigação Epidoc- Epidemiology of Chronic Diseases and Health Innovation da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, onde é também professora catedrática e membro do Conselho Geral.
Preside à Sociedade Portuguesa de Reumatologia, ao Conselho Consultivo da AICIB e ao Conselho Consultivo da Value based4Health Colab (NOVA, Fraunhofer, Vodafone e Jose Mello Saude). É ainda diretora da equipa médica e coordenadora do projeto Patient Innovation.
As suas áreas de interesse e especialização incluem grandes bases de dados, estudos de coorte, epidemiologia das doenças crónicas, inovação em saúde, envelhecimento, reumatologia, biologia e patologia óssea, doenças inflamatórias das articulações e farmacogenética.
Entre várias outras distinções Helena Canhão recebeu os prémios Senior Clinical Award Harvard Medical School-Portugal Program em 2009 e o Grande Prémio Bial de Medicina em 2017. É uma das 100 mulheres da edição de 2019 do Livro 100 Mulheres na Ciência da Ciência Viva.






Inês Azevedo

Inês Azevedo é Professora Associada no Departamento de Energy Resource Engineering, Stanford University. O grupo de investigação da Prof. Azevedo estuda aspetos relacionados com sistemas de energia sustentáveis, de forma a mitigar as consequências das alterações climáticas que advêm das emissões de gases com efeito de estufa, bem como reduzir as consequências de outros poluentes para a saúde humana, de uma forma justa e economicamente viável. A Prof. Azevedo publicou mais de 100 artigos em revistas cientificas, e está neste momento a participar como autora no relatório do "Intergovernmental Panel on Climate Change" (IPCC). Recebeu o prémio do World Economic Forum’s "Young Scientists under 40", bem como o"C3E Women in Clean Energy Research Award".






Miguel Belló

Miguel Belló é o diretor executivo do Air Centre - Atlantic International Research Centre e tem uma larga experiência na gestão de programas e instituições internacionais na área do espaço, envolvendo a realização de missões espaciais e a operação de satélites.
Iniciou a sua carreira na empresa GMV, em Darmstadt, na Alemanha, tendo mais tarde fundado e dirigido todas empresas do Grupo DEIMOS em Espanha, Portugal, Itália e Roménia. A DEIMOS opera dois satélites e trabalha com instituições europeias, nomeadamente a ESA, a Comissão Europeia, EUMETSAT, DLR e ASI. Tem sido professor convidado em diferentes universidades europeias e é membro da Academia Internacional de Astronáutica (IAA) e do Comité Internacional de Astrodinâmica da Federação Internacional de Astronáutica (IAF). Miguel Belló é engenheiro aeroespacial, tendo-se doutorado nesta área em 1993 na Flugmechanik Institut, Zentrum fur Luft- und Raumfahrttechnik, Technische Universität em Braunschweig, na Alemanha.






Pedro Conceição

Atual diretor do Gabinete do Relatório do Desenvolvimento das Nações Unidas, com uma experiência de 20 anos ao serviço da ONU, onde assumiu os cargos de diretor do Gabinete de Desenvolvimento de Estudos, economista-chefe e responsável pela Unidade de Aconselhamento Estratégico no Gabinete Regional para África do PNUD. Pedro Conceição realizou trabalho de investigação publicado em revistas da Oxford University Press e outras publicações prestigiadas como o African Development Review ou a Ecological Economics. Foi também co-editor dos livros "Innovation, Competence Building, and Social Cohesion in Europe- Towards a Learning Society" e "Knowledge for Inclusive Development".
Pedro Conceição começou a carreira como professor do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, onde deu aulas e fez investigação nas áreas de ciência, tecnologia e políticas de inovação. Com formação inicial na Universidade Técnica de Lisboa e uma licenciatura em física pelo Instituto Superior Técnico, Pedro Conceição doutorou-se em Políticas Públicas na Escola de Políticas Públicas Lyndon B. Johnson, da Universidade do Texas, com o apoio de uma bolsa Fulbright.






Pedro Ferreira

Professor no Departamento de Engenharia e Políticas Públicas na Universidade de Carnegie Mellon, doutorado em Política de Telecomunicações pela mesma universidade. Pedro Ferreira tem acompanhado a transformação digital e os impactos da inovação científica na sociedade. Pedro Ferreira investiga a forma como as pessoas usam a tecnologia para consumir produtos de experiência e para influenciar os outros a fazerem o mesmo, condicionando o comportamento das empresas. Para isso utiliza métodos para analisar grandes conjuntos de dados e estudar a forma como as políticas públicas afetam a estrutura dos mercados. Está particularmente focado no impacto das Tecnologias de Informação e da Comunicação na Educação e na indústria dos media. Aborda ainda a competição, a dinâmica do consumo e o impacto do custo das telecomunicações.






Pedro Oliveira

Pedro Oliveira é Professor (com Responsabilidades Especiais) na Copenhagen Business School (CBS) e Professor Catedrático Convidado na Nova School of Business and Economics, onde é detentor da Cátedra Fundação Calouste Gulbenkian para a Economia de Impacto.
É fundador e presidente da Patient Innovation; Academic Fellow no Cornell Institute for Healthy Futures da Universidade de Cornell; co-fundador do PPL Crowdfunding; membro do Conselho de Ambiente e Sustentabilidade da Energias de Portugal – EDP; Investigador Principal de várias projetos de investigação; Director Académico do MSc Program em Health Care Innovation e responsável pelo EIT Health na CBS).
Health Care Innovation e responsável pelo EIT Health na CBS).
Anteriormente, foi Professor na Católica-Lisbon School of Business and Economics (onde foi Dean of Faculty and Research e Director da Unidade de Investigação), International Faculty Fellow no MIT Sloan School of Management, Diretor Académico do The Lisbon MBA (uma parceria com o MIT Sloan School of Management, NovaSBE e Católica-Lisbon), Director Académicos do Programa Doutoral em Technological Change and Entrepreneurship (em parceria com a Carnegie Mellon University, IST e Católica-Lisbon) e Consultor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal.






Ricardo Paes Mamede

Doutorado em Economia pela Universidade Bocconi (Itália), é Professor Associado e Subdiretor do Departamento de Economia Política do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. É Presidente da Direção do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais, e diretor do Mestrado em Economia e Políticas Públicas da mesma Universidade. Leciona desde 1999 nas áreas da Economia e Integração Europeia, da Economia Sectorial e da Inovação, e das Políticas Económicas.
Entre 2008 e o início de 2014 foi coordenador do Núcleo de Estudos e Avaliação do Observatório do QREN. Foi Diretor de Serviços de Análise Económica e Previsão do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e da Inovação em 2007 e 2008. É Membro do Conselho Económico e Social desde 2017.
Pertence ainda ao Dinâmia'CET (Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território) e os seus interesses de investigação incidem sobre a mudança estrutural e desenvolvimento económico, dinâmicas sectoriais e inovação, e políticas públicas.






Ricardo Conde

Ricardo Conde é Engenheiro Eletrotécnico e de Computadores e atual presidente da Agência Espacial Portuguesa. Licenciou-se pelo Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, e está ligado ao setor Aeronáutico e Espacial desde 1993, participando em diferentes programas Nacionais e Internacionais nesta área, em particular nos Segmentos Espaço e Terra. Até entrar para a Agência Espacial Portuguesa, em 2019, como membro da direção, foi responsável pela Desenvolvimento de Negócios de Ground Segment da Edisoft, empresa de software e engenharia de sistemas pertencente ao Grupo Thales. Foi ainda Supervisor da Agência Espacial Europeia (ESA) da Estação de Monitorização da Ilha de Santa Maria, Açores.






Richard Roberts

Sir Richard Roberts é biólogo molecular e vencedor do Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1993, juntamente com Phillip Sharp, pelas suas descobertas de que a as moléculas de RNA podem ser divididas entre elementos que não são necessários à tradução de proteínas (intrões) e elementos essências à sua formação (exões) que depois de processados se unem de diferentes formas.
Doutorou-se em Química Orgânica pela Universidade de Sheffield (Inglaterra) em 1968 e fez investigação como pós-doc nos Laboratórios de Biologia da Universidade de Harvard (EUA) até 1972, quando começou a trabalhar na Cold Spring Harbor Laboratory em Nova Iorque (EUA), onde desenvolveu o trabalho que lhe valeu o prémio nobel. As suas descobertas foram fundamentais para o progresso que se verifica hoje em dia em áreas como a biotecnologia, a genética ou a investigação para o cancro.
Atualmente é diretor científico da empresa de biotecnologia New England Biolab, em Massachusetts (EUA), e os seus interesses de investigação centram-se na metilação do ADN em bactérias e na utilização da bioinformática para descobrir novas funções genéticas bacterianas.
Roberts é também uma referência mundial na defesa do uso e da segurança dos organismos geneticamente modificados para melhorar variedades vegetais e a agricultura, sobretudo nos países em desenvolvimento. Para isso lidera uma campanha em prol deste movimento, envolvendo 131 prémios Nobel.






Robert Langer

Robert Langer, é um prestigiado professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que soma mais de 220 prémios importantes recebidos durante toda a sua carreira científica.
O Engenheiro Químico escreveu milhares de artigos científicos e tem mais de mil patentes licenciadas ou sublicenciadas que estão a ser usadas por mais de 250 empresas farmacêuticas, químicas, de biotecnologia e de dispositivos médicos um pouco por tudo o mundo.
Lidera um grupo que estuda a interface da biotecnologia e da ciência dos materiais com aplicações em diferentes áreas como o desenvolvimento de vacinas
É o cofundador da Moderna, uma empresa científica que está a desenvolver uma das vacinas para a Covid-19.






Rui Oliveira

Rui Oliveira é professor associado no Departamento de Informática da Universidade do Minho, onde leciona Sistemas Distribuídos em cursos de graduação, mestrado e doutoramento. Foi diretor do Centro de Informática e Tecnologia da Universidade do Minho de 2005 a 2010 e diretor do Laboratório de Software de Alta Segurança (HASLab), uma unidade de investigação da Universidade do Minho e do INESC TEC, de 2010 a 2015. Atualmente é membro do conselho de administração do INESC TEC. Doutorou-se na École Polytechnique Fédérale de Lausanne e os seus interesses de investigação incidem sobre sistemas de bases de dados distribuídos confiáveis e sistemas de grande escala. O seu trabalho tem-se centrado em protocolos de comunicação epidémica, gestão de dados em grande escala e softwares de alto desempenho para computação em nuvem e ciência de dados. Esteve envolvido em vários projetos de investigação financiados pela UE, FCT e empresas nacionais e internacionais, tendo coordenado GORDA, ESCADA, StrongRep e Stratus. Atualmente coordena o projeto H2020 SafeCloud.






Susana Sargento

Susana Sargento é Professora Catedrática e membro do Conselho Científico do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro. É investigadora do Instituto de Telecomunicações da mesma Universidade, onde coordena o Network Architectures and Protocols (NAP) Group. É também coordenadora do eixo Investigação do Programa INCoDe.2030, pertence ao Comité de Avaliação do Fundo200M e é Diretora Científica no Programa Carnegie Mellon Portugal. Trabalha em Redes e Internet do Futuro e em 2012 co-fundou a empresa Veniam que desenvolve infraestruturas de acesso à Internet com base em veículos como elementos dessa rede. Ganhou o Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016.






Tiago Rebelo

Tiago Rebelo é licenciado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade da Beira Interior, Mestre em Tecnologia Espacial (MSc with a Major in Space Technology) pela Luleå University of Technology na Suécia e Mestre em Astronáutica e Engenharia Espacial (MSc in Astronautics and Space Engineering) pela Universidade de Cranfield no Reino Unido, onde se graduou com distinção. Foi bolseiro do programa de formação internacional Erasmus Mundus – SpaceMaster e participante no programa internacional Caltech Space Challenge. No seu passado concluiu ainda com sucesso a parte curricular do programa de doutoramento do MIT Portugal – Engineering Design and Advanced Manufacturing (EDAM).
No início da sua carreira Tiago foi investigador na área de AOCS/GNC & Flight Dynamics na Airbus Defence and Space, tendo colaborado também com a Universidade Técnica de Munique (TUM) e a Agência Espacial Europeia (ESA), onde foi bolseiro do Directorate of Human Spaceflight & Operations.
No CEiiA, Tiago participou no seu passado na execução e gestão de vários projetos de I&D na área da Aeronáutica, tendo sido responsável pela criação e crescimento de uma nova área de negócio associada à Engenharia Aeroespacial e dos Oceanos. À data, Tiago tem a seu cargo uma equipa multidisciplinar que procura fazer face aos complexos desafios associados ao desenvolvimento de produto e serviço para todos os mercados em que o CEiiA atua – Automóvel, Mobilidade Urbana, Aeronáutica, Oceano e Espaço -, sendo o atual Diretor da Unidade de Desenvolvimento de Produto e Serviço.