Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia

Todas as sessões serão em formato presencial com limite do número de participantes e streaming.

App disponível

Faça o download da nossa app no seu telemóvel na App Store ou na Play Store

Participantes

28-06-2021

Presenciais: 273

Online: 5329

29-06-2021

Presenciais: 287

Online: 3275

30-06-2021

Presenciais: 260

Online: 2684

Total

Presenciais: 860

Online: 11288

A Ciência que faz o Amanhã e transforma a Economia

O encontro Ciência 2021 é enquadrado, naturalmente, pelo contexto que vivemos em Portugal, na Europa e no mundo em associação com o esforço de recuperação económica após a crise internacional provocada pela doença COVID-19. Se é verdade que a incerteza e o desconhecimento sobre o futuro inundou as nossas rotinas diárias, não será menos verdade admitir que de forma também inédita em Portugal em tempos de crise, presenciamos um momento extraordinário de confiança dos jovens e das suas famílias no conhecimento , bem como nas vantagens decorrentes da qualificação superior e do desenvolvimento científico.

É neste contexto que o Encontro Ciência 2021 tem por tema “A Ciência que faz o Amanhã e transforma a Economia” . Hoje já sabemos que temos Ciência e que a produção científica nos permite acumular conhecimentos suficientes que nos possibilitam exportar produtos e serviços com mais valor económico, assim como tratarmos doentes nos hospitais e prevenir, tratar e reabilitar doenças com base na ciência que aprendemos e naquela que nós mesmos produzimos. Sabemos também que, por outro lado, as atividades económicas e sociais de maior valor acrescentado levantam novas questões científicas e estimulam novas fronteiras do conhecimento. Precisamos, portanto, de continuar a evoluir no reforço de agendas colaborativas com mais ciência e mais economia, para garantirmos um futuro sustentável às próximas gerações.

A complexidade deste desafio exige atividades e instituições diversificadas para que se pense a política científica de forma inovadora e agregadora, explorando os desafios e as oportunidades que emergem em estreita articulação com a sociedade. Entendamos a realidade dos factos e da dinâmica criada em Portugal nos últimos anos:

  • a taxa de graduados com ensino superior na população residente entre os 30 e os 34 anos atinge 43% no 4º trimestre de 2020, superando pela primeira vez a meta europeia de 40%, com o número total de estudantes a aumentar desde 2015 e a atingir cerca de 400 mil estudantes em 2020/21;
  • o número de investigadores na população ativa cresce para um máximo também histórico de cerca de 10 investigadores por mil ativos em 2019, 38% dos quais nas empresas;
  • a despesa total em I&D em Portugal atingiu um novo máximo histórico de cerca três mil milhões de euros em 2019, representando 1,41% do PIB e crescendo mais de 34% desde 2015, com a previsão da despesa em I&D para 2020 a atingir 1,6% do PIB.
  • o crescimento da despesa em I&D é particularmente expressivo no sector das empresas, crescendo mais de 50% desde 2015 e passando a representar 53% da despesa total em I&D.
  • a execução da Fundação para a Ciência e a Tecnologia aumenta em cerca de 40% desde 2015, com dois anos consecutivos a superar 510 milhões de euros em simultâneo com uma evolução clara na estrutura de financiamento da ciência
  • Portugal aumenta consideravelmente a participação nos Programas Europeus de investigação de base competitiva (designadamente no programa Horizonte 2020), com cerca de 180 milhões de euros atraídos anualmente nos últimos três anos, cerca de 60% pelos sistemas científico e académico e 40% pelas empresas;
  • Por outras palavras, ao mesmo tempo que a democratização do acesso ao ensino superior tem sido concretizada, designadamente com o alargamento da oferta de formações curtas de âmbito politécnico e a diversificação e especialização da oferta educativa, a democratização do acesso ao conhecimento, à inovação e à investigação pelas empresas tem sido efetivamente conseguida, onde as PME têm cada vez mais expressão no investimento em I&D, com mais de quatro mil empresas a registar despesas privadas de I&D.

É, assim, importante enquadrar os próximos anos em termos da exigência crescente de melhor articular políticas e estratégias para a ciência, para a coesão e para a competitividade com um processo efetivo de convergência europeia até 2030, designadamente em termos da ação climática e das oportunidades associadas à digitalização da nossa sociedade e economia. ...

Manuel Heitor

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

País convidado:

 

O encontro

Nova edição do encontro anual da ciência, tecnologia e inovação em Portugal, que decorrerá de 28 a 30 de junho de 2021, no Centro de Congressos de Lisboa.

Este ano o país convidado é a França, que participará ativamente no programa, destacando o intercâmbio e a forte cooperação científica existente entre os dois países.

O tema do evento, “A Ciência que faz o Amanhã e transforma a Economia”, lança o mote para os principais temas, desafios e oportunidades da ciência em 2021 que se faz em Portugal e na Europa. Do futuro do emprego à exploração espacial e à transição climática, diversos serão os tópicos para estimular a interação e o diálogo entre os participantes.

O Ciência 2021 está organizado em diferentes tipos de sessões, de plenárias a temáticas, passando também por comunicações, demonstrações e pósteres online . As seis sessões plenárias cobrem as principais dimensões do tema central do evento. No contexto incerto associado à pandemia de COVID-19, temas como o posicionamento da ciência e da economia no quadro do Plano de Recuperação Económico são basilares. Estas sessões contarão com a participação de oradores internacionalmente reconhecidos nas suas áreas, e incluirão, em particular, intervenientes portugueses e franceses, destacando a colaboração luso-francesa do evento.

O programa incluirá 26 sessões temáticas em paralelo, que revelam parcerias internacionais de universidades, empresas e outras entidades nacionais. A participação das instituições I&D portuguesas será particularmente ativa online através das comunicações e demonstrações de atividades de I&D e de pósteres dos estudantes de doutoramento bolseiros financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O Ciência 2021 é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com o Ciência Viva e com a Comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, contando ainda com o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Neste fórum, esperamos potenciar o envolvimento de investigadores, empresários, estudantes e do público em geral, para promover a discussão de ideias e preparar num esforço coletivo o futuro da Ciência e da Tecnologia, tanto em Portugal como na Europa.

Comissários

David Braga Malta

Fundador da LiMM, Cell2B e BoostPharma

Marta Oliveira

Especialista em segurança de lançadores no Porto Espacial Europeu com a Vitrociset

Paula M. Alves

CEO do iBET e professora na Universidade NOVA de Lisboa (ITQB e FCT-NOVA)

 

 

Situação sanitária

Dada a situação sanitária, foram tomadas precauções acrescidas na organização do Encontro Ciência 2021. Será realizada a testagem TRAg a todos os participantes, mesmo vacinados, graças a uma colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa.

O uso da máscara é obrigatório, exceto durante as refeições nos espaços definidos para tal e que serão regularmente higienizados.

 

Horário de testagem no Encontro:

Todos os dias das 8:00 às 17:30. No dia 28 a testagem estará disponível a partir das 7:30 para a organização, oradores e moderadores do 1º dia.

O agendamento poderá ser feito na sua área de registo.

Local

Centro de Congressos de Lisboa, Junqueira

Morada:

Praça das Indústrias, nº1 | 1300-307Lisboa - Portugal

Edição anterior

Saiba tudo o que aconteceu na edição anterior. Consulte o website.

Organização:

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Apoio institucional:

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

 

Assembleia da Républica

Com o apoio de:

Assembleia da Républica