DEMONSTRAÇÕES


Agroforestry in Europe: a farmer testimony

Instituição: Centro de Estudos Florestais (CEF), ISA-ULisboa e European Agroforestry Federation (EURAF)

Descrição:

O filme apresenta o testemunho de vários agricultores europeus sobre a sua experiência na implementação e produção em sistemas agroflorestais do tipo agrosilvopastoris. Os testemunhos Portugueses são apresentados por Alfredo Sendim (Herdade do Freixo do Meio) e João Soares pela Herdade da Abegoaria. Um filme elaborado no âmbito do projeto AFINET, numa colaboração ISA/CEF e European Agroforestry Federation (EURAF). Falado em várias línguas. Legendo em PT e EN.

VER NO YOUTUBE



Arquivo de Ciência e Tecnologia: História e Memória da Ciência

Instituição: Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Descrição:

O Arquivo de Ciência e Tecnologia (ACT) da FCT tem à sua guarda documentos valiosos para o estudo da história das políticas, das instituições e das pessoas que fazem ciência em Portugal. Um acervo documental e bibliográfico com interesse para todas as áreas do conhecimento que inclui milhares de processos de apoio a bolsas, instituições e projetos de investigação, entre outros, a que acresce a vontade de integração de espólios pessoais, valorizando ainda mais a ação e o trabalho promovido pelo ACT.

VER NO YOUTUBE



As 45000 observações do telescópio espacial Euclid

Instituição: Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço

Descrição:

Esta demonstração consiste num vídeo que, após uma introdução à missão, mostra a construção do rastreio Euclid. O aspeto gráfico do vídeo simula uma suposta consola do satélite, em que se vê um mapa do céu em coordenadas eclípticas e vários painéis indicadores. À medida que o tempo passa, o mapa vai ficando preenchido com observações que são colocadas sucessivamente nas suas posições, orientações e instantes exatos, com grande rigor. O vídeo é narrado, explicando vários aspetos do trabalho da construção da sequência, e dando o contexto científico da missão.

VER NO YOUTUBE



BIOTROP | NOVA Biobanks - Creating Value in Infectious Diseases Research

Instituição: GHTM - Global Health and Tropical Medicine, Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Descrição:

The Biotropical Resources biobank, BIOTROP, at GHTM IHMT NOVA, has the vision to contribute to the role of banks of biological products as a tool at the service of a healthy society and asserting itself as a reference structure for collections of biological products associated with infectious diseases and tropical regions. The main mission is to maximize its biological resources, to promote research of excellence on health sciences, particularly of infectious diseases and tropical medicine.

VER NO YOUTUBE



Comprehensive Approach to the Robotic Construction in Architecture: Drones in the Construction Industry

Instituição: Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura - ISCTE-IUL

Descrição:

The use of drones to assist the assembly of architectural components is still in its early stages of development. In this demo, we will use Virtual Reality (VR), and Augmented Reality (AR) to simulate, visualize and analyze the construction process of flying drones assembling wave-like brick wall. During the demo, visitors will understand the processes from the parametric design, the definition of design alternatives to the construction simulation.

VER NO YOUTUBE



Comunidade online miOne

Instituição: DigiMedia, DeCA, Universidade de Aveiro

Descrição:

miOne (mione.altice.pt) é uma comunidade online para o envelhecimento ativo que tem como missão reunir pessoas de todas as idades, encorajando o envolvimento cívico e social, e na qual as dimensões sociotécnicas e éticas estão presentes, proporcionando um espaço aberto e seguro. Esta demonstração tem por objetivo apresentar as funcionalidades passíveis de realizar na comunidade miOne, individualmente, ou em grupo.

VER NO YOUTUBE



Desconstrução e Desmantelamento Seletivo: Caso de Estudo Habitação Modular Evolutiva

Instituição: Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design

Descrição:

A Desconstrução e o Desmantelamento seletivo, no fim do ciclo de vida dos edifícios, pretendem a recuperação e a obtenção do máximo dos materiais e de elementos que possam ser utilizados na construção de novos edifícios.

VER NO YOUTUBE



Dispositivo médico inovador em acessos vasculares: desenvolvimento de um pack de cateterização venosa periférica

Instituição: Unidade de Investigação: 742 – Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem

Descrição:

A cateterização venosa periférica (CVP) afigura-se como o procedimento invasivo mais comumente realizado em contexto hospitalar. Em Portugal, subsiste evidência de que o material clínico disponível nem sempre permite aos profissionais a realização da CVP de acordo com as recomendações de boas práticas internacionais. Este projeto visa o desenvolvimento de um pack de CVP que sistematiza e uniformiza as práticas profissionais, potenciando a redução de complicações e custos económicos associados.

VER NO YOUTUBE



Ensino de Química Orgânica em Realidade Virtual

Instituição: INESC-ID e Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Descrição:

Esta demonstração permite a uma pessoa entrar no mundo da Química Orgânica através de um jogo imersivo usando a tecnologia mais recente de Realidade Virtual. O jogador pode construir moléculas com os átomos comuns no estudo de Química Orgânica e manipular as moléculas para perceber melhor a sua composição e propriedades estereoquímicas. Estas ações são a base de um conjunto de desafios que o jogador enfrenta para prosseguir no jogo, que o guia numa jornada de aprendizagem divertida.

VER NO YOUTUBE



Flexible, adaptive and intelligent robotic solutions

Instituição: INESC TEC

Descrição:

This video presents the latest robotic prototypes developed at INESC TEC in cooperation projects with companies. These are adaptive, smart, flexible, cooperative and affordable solutions that take advantage of state-of-the-art sensing technologies and data processing tools, and are used to increase human labour productivity and safety. Such robots were developed within the scope of innovation processes involving lead users, for agriculture, hospital applications, manufacturing SME applications, and underwater mining.

VER NO YOUTUBE



Impressão 3D de alimentos – uma alternativa para criar valor a matérias primas pouco exploradas

Instituição: Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa

Descrição:

A impressão 3D de alimentos tem sido aplicada com sucesso em diversos campos da medicina à indústria, devido à sua flexibilidade de prototipagem rápida, aplicabilidade em estruturas complexas e customização. O nosso grupo recorre à impressão 3D de alimentos para a criação de texturas inovadoras, em alimentos à base de matérias primas pouco exploradas, como as microalgas ou os insetos. Vamos mostrar como funciona uma impressora 3D na produção de snacks saudáveis e sustentáveis à base de microalgas. Trata-se do projeto de Doutoramento da Sónia Oliveira (FCT: 2020.07207.BD).

VER NO YOUTUBE



Integrated Health Strategies @CBIOS

Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS)

Descrição:

O Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS) centra-se no desenvolvimento de estratégias integradas de saúde e organiza-se em cinco domínios de investigação, nomeadamente Farmacologia e Mecanismos Moleculares, Bioactivos Naturais, Sistemas de Modelação, Desenvolvimento de Sistemas de Veiculação e Nutrição e Promoção da Saúde. A demonstração apresentada guiará o visitante numa viagem através das abordagens multidisciplinares do CBIOS, com vista ao desenvolvimento de estratégias integradas de saúde para apoiar o desenvolvimento das sociedades lusófonas.

VER NO YOUTUBE



LoCALL App

Instituição: Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Universidade de Aveiro

Descrição:

The LoCALL App is an educational resource that invites students, teachers and the community to “read” and explore linguistic landscapes, while playing a multiple-choice question game. The App was conceived by the University of Aveiro team of the Erasmus+ project LoCALL with the support of the multimedia and design company Criamagin.

VER NO YOUTUBE



Marine Lexicon: A Cross-European Platform about Early Modern Marine Mammals

Instituição: CHAM - Centro de Humanidades NOVA FCSH

Descrição:

A bilateral initiative between Portugal and Norway, funded by EEA Grants and CHAM – Centre for the Humanities. Its goal is to translate, across the many European languages, the words that name marine mammals, historical uses and human’s practices and perceptions about sea creatures. Our platform is accessible, searchable, and open for all those willing to use and contribute.

VER NO YOUTUBE



Nova geração de aditivos sustentáveis de base nanotecnológica para revestimentos anti-corrosivos marítimos: uma abordagem multidisciplinar no espaço Atlântico

Instituição: CESAM Universidade de Aveiro

Descrição:

A corrosão metálica é um desafio societal combatido através de tintas com aditivos anticorrosivos (AA) eficientes, mas tóxicos, cujo encapsulamento foi recentemente proposto para diminuir a sua perigosidade. No entanto, a substituição de AAs convencionais por biomoléculas, e o seu nanoencapsulamento, poderá assegurar a transição verde que a indústria das tintas necessita de realizar. Esta é a base do projeto FCT NANOGREEN liderado pela UA-CESAM e que conta com parceiros Brasileiros e industriais.

VER NO YOUTUBE



O Medronheiro: o melhoramento da espécie e a valorização do fruto

Instituição: CERNAS, Escola Superior Agrária de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra

Descrição:

A Escola Superior Agrária de Coimbra, em estreita colaboração com outras entidades como a DRAPC, o INIAV, as Univ. do Algarve e de Coimbra e a Escola Superior Agrária de Castelo Branco e, em particular, com os Produtores e suas Associações, tem vindo a desenvolver projetos de I&D, desde 2012, com o objetivo de contribuir para a valorização da fileira do Medronho, desde a seleção e instalação das plantas até à utilização dos frutos na indústria alimentar.

VER NO YOUTUBE



Science DiabetICC Footwear: desenvolvimento de calçado terapêutico inovador para prevenção das úlceras do pé diabético

Instituição: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). Coimbra, Portugal.

Descrição:

Na Diabetes, as alterações patológicas nos pés são muito comuns e percursoras de amputação das extremidades inferiores, sendo o calçado terapêutico essencial para a sua prevenção. Este projeto visa responder à inexistência de calçado centrado nas especificidades desta condição clínica, propondo um sapato e palmilha amovível, com as seguintes características: maior conforto ergonómico e absorção de impactos, revestimentos antimicrobianos, sensorização para a monitorização da pressão, temperatura e humidade.

VER NO YOUTUBE



Tutorial de inovação: a gestão do sub coberto no montado de sobro (Innovation tutorial: Managing understory in cork oak Montado)

Instituição: Centro de Estudos Florestais (CEF), ISA-ULisboa

Descrição:

O filme apresenta os resultados de trabalhos científicos relacionados com a temática da gestão do sub coberto no montado de sobro. O efeito da introdução das pastagens melhoras nas propriedades do solo, e o efeito da remoção do sub coberto no crescimento das árvores e da cortiça, são dois temas em destaque. O filme foi feito no âmbito do projeto AFINET, e em colaboração com a FCT através do projeto CorkNeighbours (PTDC/AGR-FOR/4352/2014) e plano doutoral SUSFOR.

VER NO YOUTUBE



Organização:

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Colaboração:

Ciência Viva

Com o apoio de:

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

 

Assembleia da Républica