País convidado

França, país convidado do Encontro de Ciência 2021

Palavras da senhora embaixadora de França, Florence Mangin

Agradeço calorosamente ao ministro Manuel Heitor por ter honrado a França como país convidado dos Encontros da Ciência de 2021. Esta iniciativa será, tenho a certeza, uma etapa chave para reforçar ainda mais as relações da ciência, do ensino superior e da inovação entre os nossos dois países. A participação da senhora ministra Frédérique Vidal na abertura destes encontros demonstra, de forma evidente, a importância para França da sua cooperação científica com Portugal. Há muito tempo que os investigadores dos nossos dois países se conhecem.

 

Neste momento, o programa PESSOA (programa conjunto da Embaixada de França e da Fundação da Ciência e da Tecnologia – FCT) já permitiu a realização de mais de 300 projetos em 15 anos. No plano europeu, investigadores e empresas dos nossos dois países participaram conjuntamente em mais de 1000 projetos no âmbito do programa Horizonte2020, em todas as áreas do conhecimento.

Mas parece-nos essencial unir e cooperar ainda mais e o ministro Manuel Heitor escolheu um momento particularmente crucial para convidar a França para estes Encontros, momento onde os nossos dois países vivem um período de forte convergência.

Com efeito, para além do bom entendimento político entre os nossos dois países, a França, depois da Eslovénia, irá suceder a Portugal na Presidência da União Europeia no primeiro semestre de 2022. Ainda mais, nós coorganizaremos brevemente uma temporada cruzada que terá lugar de fevereiro a outubro de 2022, temporada essa que dará um destaque à ciência tendo em conta que uma das suas principais temáticas será a dos oceanos.

Este ano, os Encontros da Ciência, intitulados " A Ciência que faz o Amanhã e transforma a Economia", muito honram a inovação instrumento essencial para o crescimento das nossas economias e para o progresso das nossas sociedades, a inovação permite não apenas a melhoria das nossas condições de vida mas ainda a possibilidade de novas mais valias na competição mundial. Em resumo, a inovação é vital para fazer face às mudanças permanentes da nossa sociedade. Trata-se de uma dimensão sobre a qual França se compromete desde já algum tempo.

Trabalhámos com o ministro Manuel Heitor e os comissários destes Encontros refiro-me a Paula Alves, Marta Oliveira e David Braga Malta , a quem agradeço igualmente, para asseguramos uma forte presença francesa, com cerca de vinte convidados oriundos de diferentes áreas que irão discutir esta ciência que constrói o futuro e que tanto transforma as nossas vidas. Teremos a honra de receber a vice-presidente da Sorbonne Université, o director internacional do IRD, chefes de empresas, investigadores, membros do ministério francês da ciência e ainda um astronauta!

Um painel excepcional que trocará ideias com os colegas portugueses e internacionais, igualmente brilhantes, em áreas diversificadas tais como o espaço, o ambiente, as novas pedagogias digitais e os seus impactos no emprego nos vários territórios, mas também a ciência conjunta com África ou ainda sobre o programa Horizonte Europa.

Estou certa que estes Encontros irão dar lugar a numerosas excelentes colaborações entre França e Portugal, no âmbito europeu e garanto-vos o interesse da Embaixada de França em Portugal no que respeita o acompanhamento e o apoio destas cooperações.

Organização:

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Apoio institucional:

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

 

Assembleia da Républica

Com o apoio de:

Assembleia da Républica