Medalhas de Mérito Científico

As Medalhas de Mérito Científico são uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para galardoar individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal. As medalhas são entregues no Encontro Ciência e em eventos de especial relevância para a comunidade científica.

Consulte todas as medalhas de mérito já atribuídas

Raúl Iturra

Professor Catedrático Jubilado do ISCTE-IUL, notabilizou-se nos domínios dos Estudos Rurais, Antropologia Económica, da Educação e da Infância.

Licenciado em Antropologia e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Cambridge (Reino Unido), foi fundador do Departamento de Antropologia do ISCTE.

Foi membro de Honra do CNRS (Paris) e professor convidado nas Universidades de Santiago de Compostela e Bolivariana do Chile, e no Laboratoire de Anthropologie Sociale do Collège de France.

Autor de uma vasta obra.

Em 1989, foi fundador da Associação Portuguesa de Antropologia (APA) e o seu primeiro Presidente da Direção.

Maria João Bebbiano

Licenciada em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico e Doutorada em Ecotoxicologia Marinha pela Universidade de Reading (Reino Unido) e em Oceanografia pela Universidade do Algarve.

É Professora Catedrática Jubilada e Diretora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve.

Membro do Grupo de Peritos do Processo Regular para a Avaliação do Estado do Ambiente Marinho, incluindo os Aspetos Socioeconómicos das Nações Unidas.

Foi Presidente da Associação das Mulheres Cientistas AMONET (2008-2011).

Prémio Mérito - Grau Ouro atribuído pela Município de Faro.

Bernardo Herold

Licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial no Instituto Superior Técnico e em Química na Universidade de Heidelberg (Alemanha), onde se doutorou.

É Professor Jubilado do Instituto Superior Técnico, onde foi Professor Catedrático de Química Orgânica Industrial de 1962 a 2003.

Colaborou em cursos de pós-graduação na Universidade Nova de Lisboa, foi Professor Visitante na Washington University em St. Louis (Estados Unidos) e na Universidade Técnica de Graz (Áustria).

Fundou um grupo de investigação em Química Orgânica Física no IST, que publicou sobretudo na área de radicais-iões estudados por ressonância paramagnética eletrónica.

Foi Investigador Visitante no Max-Planck-Institut für Kohleforschung (Alemanha).

Traduziu livros alemães e ingleses.

Maria Eduarda Gonçalves

Doutorada em Direito Europeu e Internacional pela Universidade de Nice, Mestre em Direito pela Universidade de Harvard. Professora catedrática do ISCTE, Investigadora e Diretora (2013 a 2016) do Dinâmia’CET, ISCTE-IUL.

Distinguiu-se nos domínios de Direito da Economia, regulação da era digital e estudos sociais da ciência e da tecnologia.

É autora de mais de 200 publicações.

Tem sido membro de grupos de peritos e conselhos consultivos das Nações Unidas e da União Europeia e de órgãos científicos e consultivos de instituições universitárias e da administração pública em Portugal.

Foi uma das 100 cientistas homenageadas pelo Ciência Viva no Dia da Mulher em 2016.

Luíza Cortesão

Dedica-se ao estudo e avaliação de sistemas educativos, problemáticas interculturais e estudos freireanos, excelência académica, cidadania e formação de adultos.

Licenciada em Biologia e Doutorada em Ciências da Educação.

É Professora Emérita e Catedrática Jubilada da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto.

É Fundadora e Presidente da Direção e do Instituto Paulo Freire de Portugal.

Desenvolveu com a UNESCO vários projetos em Cabo Verde, Moçambique, Angola e S. Tomé e Príncipe.

Recebeu do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública.

Carlos Fiolhais

Licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra e Doutorou-se em Física Teórica na Universidade Goethe, Frankfurt.

É professor catedrático aposentado da Universidade de Coimbra. Foi professor convidado em universidades do Brasil e EUA.

É autor de mais de 60 livros e de numerosos artigos científicos, pedagógicos e de divulgação.

Foi Fundador e Diretor do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde instalou o maior computador português para cálculo científico (Centopeia).

Tem sido agraciado com vários prémios e distinções, entre os quais um Globo de Ouro da SIC (2005), a Ordem do Infante D. Henrique (2005) e o Prémio José Mariano Gago da SPA (2018).

Fundador e Diretor do Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, e Coordenador da área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Ana Luísa Amaral

Doutorada em Literatura Norte-Americana pela Faculdade de Letras da Uporto (FLUP), tem-se dedicado aos Estudos Feministas, Estudos de Género, Poéticas Comparadas e aos Estudos Queer.

Poetisa e ensaísta, é autora e tradutora de mais três dezenas de livros, quer de poesia, infantis, teatro, ficção e ensaio.

Coautora do Dicionário da Crítica Feminista. Coordenou o projeto Novas Cartas Portuguesas Três Décadas Depois , que envolveu 10 equipas internacionais e cerca de 60 investigadores e resultou na publicação de vários livros.

Obteve diversas distinções e prémios em Portugal e no estrangeiro, entre os quais, o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana 2021.

Walter Osswald

Professor, médico e figura de relevo no estudo da Medicina e da Bioética em Portugal.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 1951.

Foi o primeiro Diretor do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

É Membro e Presidente de Comissões de Ética (do Hospital de S. João, do Centro Hospitalar do Conde de Ferreira, dos Hospitais de S. João de Deus, da Universidade do Porto).

Autor de mais de 500 artigos, vários livros e publicações, e empenhada dedicação às causas humanistas.

Em 2008, foi agraciado com o grau Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, pelo seu estatuto de "cientista e universitário defensor dos princípios bioéticos", e com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago e Espada.

Salwa Castelo-Branco

Destacou-se na investigação de terreno em Portugal, no Egipto e no Oman sobre: política cultural, nacionalismo musical, identidade, música e média, modernidade, patrimonialização e música e conflito.

É Professora Catedrática Emérita de Etnomusicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Foi Fundadora e Presidente do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança da NOVA FCSH (1995 -2020).

Foi Vice-Presidente da Society for Ethnomusicology (2007-2009) e do International Council for Traditional Music (2009-2013).

De 2007 a 2009, foi Vice-Reitora da Universidade Nova de Lisboa.

Presidente eleita do International Council for Traditional Music (2013 - 2021).

Foi distinguida em 2010 com o Prémio Pró-Autor da Sociedade Portuguesa de Autores.

Organização:

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

 

Ciência Viva

Apoio institucional:

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

 

Assembleia da Républica