Newsletter - dia 16

CAMINHOS DO CONHECIMENTO   - Dia Nacional dos Cientistas

Música e Ciência

Esta é a sexta edição da conferência Caminhos do Conhecimento, que decorre em homenagem a José Mariano Gago, no dia do seu nascimento.  Este ano os Caminhos do Conhecimento serão celebrados a 16 e 17 de maio, durante o  Encontro Ciência 2022 , no Centro de Congressos de Lisboa.

VER PROGRAMA COMPLETO

Bem-vindos ao Encontro Ciência 22

Participe on-line ou presencialmente

Teresa Ferreira,  professora catedrática no Departamento de Recursos Naturais, Ambiente e Paisagem do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Comissária do Encontro Ciência 2022, diz-nos o que vai acontecer neste primeiro dia.

VER VÍDEO

App Encontro Ciência 2022

Descarregue a aplicação e fique a par de tudo o que vai acontecer onde quer que esteja. Consulte informações sobre o programa e os oradores, faça a sua própria agenda e dê feedback.

DOWNLOAD

Dia Nacional dos Cientistas

Rosalia Vargas ·  Presidente da Ciência Viva

Rosalia Vargas é presidente da Ciência Viva, a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e não podia estar mais feliz pela celebração do Dia Nacional dos Cientistas no inicio do Encontro Ciência 2022. Esta grande festa da comunidade científica em Portugal que “se renova em cada ano como uma grande celebração da ciência onde se discute a ciência tal e qual se faz – nome de um ciclo de boa memória e também iniciado por José Mariano Gago”.

LER ARTIGO COMPLETO

DUNES: A relação entre as pessoas e as dunas

Joana Freitas , Universidade de Lisboa

Descobrir quem foram os atores centrais que mudaram o curso da história das dunas é o grande objetivo deste projeto que recentemente recebeu financiamento do Conselho Europeu de Investigação (ERC) através do Programa de Investigação e Inovação da União Europeia Horizonte 2020.

LER ARTIGO COMPLETO

Dia 16 maio · 14h00 · Sessão paralela | Auditório 1

Science & Society – the state of play

Abertura da sessão com alunos de Projetos Ciência Viva

Teresa Correia, Equipa MagnoSat, Colégio Valsassina

 

Oradores

Mohamed Daoud, American University of Cairo, Egypt

Matteo Merzagora, Traces, France, and Thinker in Residence at Ciência Viva

Pedro Russo, Board of Directors of Ciência Viva

Ana Delicado, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa

Moderação: Rosalia Vargas, President of Ciência Viva


Plenária 2: “Clima: descarbonizar, mitigar, adaptar” 17:30 - 19:00

Suzan Kholeif,  Member Executive Planning Group, UN Decade of Ocean Science, Egito

 

Suzan Kholeif é formada em Oceanografia e é uma apaixonada pela conservação ambiental, atuando principalmente na sensibilização da responsabilidade individual e comunitária dos recursos naturais. 

Foi presidente do Instituto Nacional de Oceanografia e Pescas do Egito e trabalha há mais de 25 anos na gestão de ecossistemas costeiros, mudanças climáticas no contexto marinho e monitorização da poluição da água marinha. 

É membro de diferentes comités científicos e sociais nacionais e internacionais como o Conselho Nacional Egípcio para Mulheres ou o Grupo de Planeamento Executivo para a Década do Oceano das Nações Unidas.

LER ARTIGO COMPLETO

B.I. Científico do País Convidado, Egito

Este ano o país convidado é o  Egito , que participará ativamente no programa do Ciência 2022, destacando o intercâmbio e a forte cooperação científica existente entre os dois países.

VER O B.I. CIENTÍFICO COMPLETO