Newsletter - dia 17


A não perder

Teresa Pinto-Correia  é geógrafa, com mestrado em Gestão do Ambiente e doutoramento em Ecologia da Paisagem. Professora catedrática na Universidade de Évora, é diretora do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura Ambiente e Desenvolvimento, coordenadora do Laboratório Associado CHANGE – Instituto para a Mudança Global e Sustentabilidade e vice-presidente da Mission Board on Soil Health and Food, do Horizon Europe 2019-21. Membro do Conselho Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, a comissária do Encontro Ciência 2022 fala-nos sobre os temas centrais que marcam este dia.

VER VÍDEO

App Encontro Ciência 2022

Descarregue a aplicação e fique a par de tudo o que vai acontecer onde quer que esteja. Consulte informações sobre o programa e os oradores, faça a sua própria agenda e dê feedback.

DOWNLOAD

Dia Nacional dos Cientistas

Rosalia Vargas ·  Presidente da Ciência Viva

Rosalia Vargas é presidente da Ciência Viva, a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e não podia estar mais feliz pela celebração do Dia Nacional dos Cientistas no inicio do Encontro Ciência 2022. Esta grande festa da comunidade científica em Portugal que “se renova em cada ano como uma grande celebração da ciência onde se discute a ciência tal e qual se faz – nome de um ciclo de boa memória e também iniciado por José Mariano Gago”.

LER ARTIGO COMPLETO

Plenária 4: “Cidades – Cidades verdes, sustentáveis e inclusivas”

Luís Bettencourt , Santa Fe Institute e Universidade de Chicago, EUA

Licenciou-se em Lisboa, no Instituto Superior Técnico, e doutorou-se no Imperial College, no Reino Unido, mas é do outro lado do Atlântico que Luís Bettencourt desenvolve novas abordagens para as cidades do futuro.

É o diretor inaugural do Mansueto Institute for Urban Innovation, professor de Ecologia e Evolução, na Universidade de Chicago, e professor externo no Santa Fe Institute.

O seu trabalho tem dado origem ao desenvolvimento de abordagens criativas e inovadoras para responder aos desafios da urbanização em todo o mundo.

É autor de mais de 100 artigos científicos e tem vários livros editados. A sua investigação também despertou a curiosidade dos principais meios de comunicação como o  New York Times Nature Wired New Scientist  e  Smithsonian .

Faz parte do painel de oradores da última sessão plenária do 2º dia do Ciência 2022, dedicada às Cidades Sustentáveis, que acontece no Auditório 1, às 17h30.


Jornadas de Inovação

As Jornadas de Inovação, organizadas pela Agência Nacional de Inovação no Ciência 2022, pretendem potenciar a ligação academia – indústria, apostando na valorização do conhecimento através de uma participação ativa do mundo empresarial neste Encontro e expondo a academia a atores chave do setor privado.

As Jornadas de Inovação assentam num programa de seis sessões:  no dia 16 de maio decorreu a sessão de arranque, dirigida por Joana Mendonça, presidente da ANI e hoje terão lugar as sessões: “From LAB to FAB: histórias da inovação” e “Inovação 2021”, na qual serão apresentados os resultados preliminares do Relatório Nacional de Inovação. O dia 18 decorre com sessões dedicadas aos temas: “Visão estratégica da Inovação: com as regiões e o país” e “Transformar o mundo pela Inovação”. Estas seis sessões pretendem mostrar o potencial da inovação como motor para uma economia e sociedade mais prósperas, resilientes e inclusivas. 

 

Dia 17 maio · 14h00 · Sala 5C

From Lab to Fab: histórias da inovação

Abertura da sessão com alunos de Projetos Ciência Viva

Tomás Boaventura, Equipa SatFalcons, Escola Secundária José Saramago

 

Oradores

Carlos Silva, AlmaScience

Transformar conhecimento em inovação de produto: aplicações na indústria do papel

Alcibíades Guedes, INEGI

Mobilizar a indústria através da inovação colaborativa – casos de sucesso

Pedro Fevereiro, InnovPlantProtect

Inovar no interior: o caso do InnovPlantProtect

Filipe Sousa, Fraunhofer Portugal

A internacionalização da inovação tecnológica: desafios e oportunidades

Moderação: Ana Gonçalves, ANI

 

15h30 · Sala 5C

Inovação 2021

Abertura da sessão com alunos de Projetos Ciência Viva

Sara Filipe, Space Design Competition

 

Oradores

João Paulo Esperança, FCT

Joana Almodovar, GEE

Margarida Matias, INPI

Rui Ferreira, Portugal Ventures

Moderador: João Mendes Borga, ANI


Destaques do primeiro dia

No primeiro dia do  Encontro Ciência 2022  estiveram em foco literacia e percepções, as ciências do espaço, arte, cultura e património, serviços digitais de apoio à ciência, os investigadores no Horizonte Europa, as ciências da Terra, as ciências exatas e da computação, entre outros temas abordados em 15 Sessões Paralelas. Foram também entregues as Medalhas de Mérito Científico.



 

Teresa Correia  integra a equipa MagnoSat, do Colégio Valssassina, que acaba de vencer a final nacional do CanSat Portugal. Como estudante participante de um projeto Ciência Viva, fez as honras de abertura da sessão plenária "Science & Society - the state of play".

VER VÍDEO

Entrevistas do 1º dia do Encontro

No canal de  YouTube do Encontro Ciência  poderá encontrar entrevistas a alguns dos protagonistas deste dia.


 

Teresa Correia  integra a equipa MagnoSat, do Colégio Valssassina, que acaba de vencer a final nacional do CanSat Portugal. Como estudante participante de um projeto Ciência Viva, fez as honras de abertura da sessão plenária "Science & Society - the state of play".

VER VÍDEO

Parabéns FCT!

 

A Fundação para a Ciência e Tecnologia comemora 25 anos e foi surpreendida com um flashmob durante o Encontro Ciência.


Conferência “Caminhos do Conhecimento”

 

No Dia Nacional dos Cientistas teve lugar a Conferência “Caminhos do Conhecimento”, este ano num formato noturno com uma simbiose entre ciência e música.


O melhor do dia

CONHEÇA O PROGRAMA