Newsletter - dia 18


A não perder

Teresa Ferreira,  professora catedrática no Departamento de Recursos Naturais, Ambiente e Paisagem do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, comissária do Encontro Ciência 2022, fala-nos sobre os destaques do dia de hoje.

VER VÍDEO

App Encontro Ciência 2022

Descarregue a aplicação e fique a par de tudo o que vai acontecer onde quer que esteja. Consulte informações sobre o programa e os oradores, faça a sua própria agenda e dê feedback.

DOWNLOAD

"Oceano – Restaurar oceanos e mares"

Plenária 5: 9h30 às 11h00

O oceano é o grande regulador do clima: produz mais de metade do oxigénio que respiramos, absorve 90% do excesso de calor proveniente dos gases com efeito de estufa e retém mais de um quarto do carbono emitido pelas atividades humanas. Ainda assim, encontra-se sob diversas ameaças, como a sobrepesca, a mudança climática, a acidificação, a destruição de habitats e a poluição que colocam em risco a biodiversidade marinha, pondo em causa o meio de subsistência de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo.

LER ARTIGO COMPLETO

Plenária 5: “Oceano – Restaurar oceanos e mares”

Carlos Duarte , Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah, Arábia Saudita

A investigação deste ecologista marinho recai sobre a biodiversidade no oceano, os impactos da atividade humana nos ecossistemas marinhos e a capacidade de estes recuperarem desses impactos. Desenvolveu com diferentes agências da ONU o conceito de "carbono azul" como uma solução baseada na natureza para as mudanças climáticas, e ainda integra o grupo de especialistas que apoia o Grupo de Alto Nível, incluindo 12 chefes de estado, propondo um caminho para uma economia oceânica sustentável. Liderou centenas de cientistas na expedição de circum-navegação Malaspina 2010 para estudar as alterações no oceano, particularmente a grande profundidade. Atualmente é professor distinto na Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah, na Arábia Saudita; diretor executivo da Global Coral R&D Accelerator Platform; e ainda adjunto no Arctic Research Center na Universidade de Aarhus, na Dinamarca.

Será sobre a sua investigação que irá falar na sessão plenária que inicia o terceiro e último dia do Encontro Ciência 2022, sob o tema “Oceano – Restaurar oceanos e mares”, às 9h30 no auditório 1.

Faz parte do painel de oradores da primeira sessão plenária do 3º dia do Ciência 2022, dedicada ao oceano, que acontece no Auditório 1, às 9h30.


Destaques do dia anterior

No segundo dia do Encontro Ciência 2022 estiveram em foco justiça e instituições eficazes, indústria e inovação, produção e consumo sustentáveis, rede nacional de computação avançada, cidades e comunidades sustentáveis, entre outros temas abordados em 15 sessões paralelas.

VER VÍDEO


Balanço do Encontro Ciência '22

 

A Fundação para a Ciência e Tecnologia comemora 25 anos e foi surpreendida com um flashmob durante o Encontro Ciência.

VER VÍDEO

Destaque aos solos com Bridget Emmet

 

Os solos e a água estiveram em destaque na Plenária 3 do Encontro. Bridget Emmet, do UK Centre for Ecology & Hydrology, relembrou a importância de preservar o solo e a missão da União Europeia “Assegurar a saúde do solo e alimentos”.

VER VÍDEO

Entrevistas do 2º dia do Encontro

 

No canal de  YouTube do Encontro Ciência  poderá encontrar entrevistas a alguns dos protagonistas deste dia.


 

As sessões temáticas dos dois primeiros dias do Encontro Ciência estão em  www.encontrociencia.pt   e no canal do  YouTube do Encontro Ciência  

Todas as sessões do Ciência 2022 serão disponibilizadas até ao final da semana, incluindo as que não foram transmitidas por streaming.

CONHEÇA O PROGRAMA