DEMONSTRAÇÕES


Andarilho Inteligente - Avaliação e Monitorização de Equilíbrio Dinâmico

Instituição: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem – Escola Superior de Enfermagem de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra

Descrição:

O andarilho permite avaliar/monitorizar a marcha, incorporando leds que proporcionam feedback visual ao idoso e cuidadores, acerca da instabilidade da caminhada. Regista continuamente os graus de amplitude posterior/anterior e lateral, que são guardados e possibilitam a análise posterior, dando informações ao profissional e cuidador sobre os padrões de caminhada e desequilíbrio da pessoa.

VER NO YOUTUBE



AntiBioCoat

Instituição: Instituto de Investigação e Inovação em Saúde i3S

Descrição:

AntiBioCoat is a coating technology based on a naturally produced polymer that attributes anti-adhesive properties to surfaces, preventing the first step of infection establishment, without the need of drugs or biocides. Having potential to be applied on different medical devices, AntiBioCoat is currently funded by CaixaImpulse from La Caixa Foundation to develop coated urinary catheters.

VER NO YOUTUBE



Bio radar

Instituição: Instituto de Telecomunicações - IT

Descrição:

O bio-radar deteta sinais vitais (como a respiração e batimentos cardíacos) remotamente, medindo com precisão como o corpo humano reflete as ondas eletromagnéticas. O objectivo do nosso é adaptar este sistema às aplicações possíveis, desenvolvendo soluções discretas, com algoritmos que analisam os sinais vitais e outros movimentos corporais inerentes ao estado psicofisiológico do sujeito.

VER NO YOUTUBE



Cartazes 25º Aniversário do MCTES

Instituição: Rui Soares Costa / Leonel Duarte

Descrição:

Estes desenhos condensam tempo em linhas que procuram ser retas. A sua imperfeição advém da mão que funciona como sismógrafo. A série de desenhos dos 25 anos do MCTES exploram dois conceitos: a transversalidade da ciência e a lâmina que separa o conhecimento da ignorância. Do mote de _ciência é rigor_, estes desenhos procuram simbolizar minúcia, precisão, dedicação, tempo, foco e a incessante busca pela verdade que carateriza o conhecimento científico.

VER NO YOUTUBE



Condução automóvel: olhar ou ver, quão boa está a sua capacidade para dividir a atenção visual por estímulos centrais e periféricos?

Instituição: Centro de Investigação em Qualidade de Vida do Instituto Politécnico de Santarém

Descrição:

A condução automóvel é uma atividade de elevada exigência atencional. E neste vídeo, mostramos como pode ser testada a capacidade de atenção dividida e seletiva, identificando a probabilidade de ter um acidente automóvel por não apresentar níveis adequados deste tipo de capacidade. Adicionalmente, apresentamos três exemplos de exercícios que podem ser realizados para a melhorar.

VER NO YOUTUBE



Decisions & Disruptions game – how do you make yours?

Instituição: Information Sciences, Technologies and Architecture Centre, Istar-iscte Instituto Universitário de Lisboa

Descrição:

Decisions & Disruptions é um jogo de mesa de interpretação de papéis sobre segurança em sistemas de controlo industriais. Os jogadores têm de gerir a segurança de uma empresa de serviços públicos: recebem um orçamento para investir num conjunto de opções de defesa. É preciso decidir onde investir primeiro tendo em consideração potenciais ameaças, as vulnerabilidade conhecidas da infraestrutura, os ciber-ataques passados e atuais, e claro as limitações de orçamento.

VER NO YOUTUBE



Drone Patrol

Instituição: Instituto de Telecomunicações - IT

Descrição:

Este projeto desenvolveu uma plataforma de controlo de Veículos Aéreos não Tripulados para criar de forma eficiente áreas de patrulha que serão monitorizadas pelos drones de uma forma autónoma, com a capacidade de efetuar o seguimento de pessoas, mantendo o envio de stream de vídeo dos objetos e pessoas monitorizados.

VER NO YOUTUBE



E-health: screening language and communication development in early infancy

Instituição: Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

Descrição:

E-Saúde: Rastreio e Avaliação de Competências de Linguagem e Comunicação na Infância. A CDI-PE App é uma aplicação web que permite obter medidas de desenvolvimento da linguagem para a língua portuguesa, com base nos questionários CDI. A sua utilização flexível e fácil (em contextos clínicos, educacionais, ou familiares) promove o rastreio, prevenção, avaliação, diagnóstico e intervenção precoces numa área chave do desenvolvimento infantil. Pela saúde dos nossos bebés!

VER NO YOUTUBE



Habitação Modular Evolutiva

Instituição: Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design da Universidade Lusíada

Descrição:

Este projeto de investigação insere-se no âmbito das atividades científicas do Centro de investigação em Território, Arquitectura e Design - CITAD - da Universidade Lusíada e está integrado no Grupo de Investigação de Tecnologias da Arquitectura. O projecto é da autoria do Prof. Alberto Reaes Pinto com colaboração da bolseira de investigação Arq. Rita Ferreira.

VER NO YOUTUBE



Insetos com impacto biomédico – a coleção entomológica do IHMT

Instituição: Saúde Global e Medicina Tropical do Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Descrição:

Numa visita guiada à entomoteca do Instituto de Higiene e Medicina Tropical –Entomoteca Henrique Ribeiro e Helena Ramos – mostramos alguns dos exemplares que a constituem. Colecionados desde o início do séc. XX, resultam do trabalho de investigação no âmbito de doenças com agentes patogénicos transmitidos por vetores: malária, febre amarela, dengue, doença do sono, leishmaniose. Mostramos ainda alguns exemplares de material-tipo.

VER NO YOUTUBE



Inversão de quiralidade em estruturas celulósicas para sensores de humidade

Instituição: Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Descrição:

Neste trabalho isolarmos estruturas celulósicas higroscópicas, a partir de tecidos mortos das plantas, que apresentam movimentos complexos reversíveis, nomeadamente inversão de quiralidade, e que poderão ter aplicação na produção de novos materiais inteligentes.

VER NO YOUTUBE



LIBÉLULA - Sistema móvel robotizado de monitorização da qualidade de águas superficiais

Instituição: Centro de Investigação em Cidades Inteligentes (C2I2) do Instituto Politécnico de Tomar

Descrição:

O LIBÉLULA é um projeto em curso no Centro de Investigação em Cidades Inteligentes. O projeto visa o desenvolvimento de um sistema robótico móvel para monitorizar a qualidade dos corpos de água superficiais, cujo objetivo é fornecer uma estrutura flexível e económica para a monitorização contínua e em tempo real de parâmetros fundamentais da qualidade da água e detetar fontes de poluição.

VER NO YOUTUBE



Musiquence

Instituição: NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics - NOVA LINCS da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Descrição:

Apresentamos o _Musiquence_, uma plataforma de estimulação cognitiva para pessoas com demência (PcD). Esta, permite a customização, em termos de tecnologia e conteúdo, de atividades gamificadas, com especial destaque para a música e reminiscência. Aqui discutimos as funcionalidades da plataforma, as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos durante um estudo piloto longitudinal com PcD.

VER NO YOUTUBE



O Património Cultural dos Oceanos: Uma Cátedra UNESCO

Instituição: Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Descrição:

Fruto de um trabalho interdisciplinar e inovador em Arqueologia, Arqueologia Náutica e Subaquática, História Marítima e História Ambiental, a Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos” é suportada por investigadores e técnicos da Europa, África e Américas comprometidos com a Convenção da UNESCO sobre a Proteção do Património Cultural Subaquático e com a importância da cultura, da memória e do património dos oceanos face aos desafios societais e ambientais da atualidade.

VER NO YOUTUBE



O WEBSIG para o Caminho Português Interior de Santiago de Compostela

Instituição: Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento CETRAD da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

Descrição:

O WEBSIG do Caminho Português Interior de Santiago (CPIS) foi criado por uma equipa de investigadores da UTAD com enquadramento no projeto GEOARPAD. O WEBSIG mostra, na ótica do turiperegrino, a importância do uso de SIG para identificar, classificar, comunicar, percorrer e promover rotas turístico-culturais e os seus patrimónios culturais e naturais. Mais informação em: https://cpis.utad.pt/

VER NO YOUTUBE



PT-OPENSCREEN

Instituição: Instituto de Investigação e Inovação em Saúde i3S

Descrição:

A infraestrutura PT-OPENSCREEN faz a ligação entre instituições académicas nacionais de química e biologia, com a ambição de descobrir novos compostos químicos bioativos e com potencial terapêutico. Através da automação de processos e miniaturização das amostras, centenas de milhares de compostos são testados nos mais diversos ensaios biológicos de forma rápida e com baixos custos.

VER NO YOUTUBE



Queres criar fábricas celulares?

Instituição: Unidade de Microbiologia Molecular, Estrutural e Celular do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier – ITQB

Descrição:

O projeto europeu “SHIKIFACTORY100” tem como objetivo criar fábricas celulares para a produção de 100 compostos de interesse industrial e farmacêutico. Nesta demonstração, exemplificamos o trabalho conjunto dos investigadores nas áreas laboratoriais e computacionais com a finalidade de criar uma fábrica celular mais eficiente para a produção de dopamina.

VER NO YOUTUBE



Reemergência das espiroquetas: que implicações na Saúde Global?

Instituição: Saúde Global e Medicina Tropical do Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Descrição:

As Leptospiras e borrélias são as espiroquetas responsáveis pela leptospirose e borreliose de Lyme, doenças reemergentes no mundo global. A exposição humana a estas bactérias em atividades profissionais e de lazer é uma preocupação crescente, também em Portugal. Assim, importa incrementar a investigação de novas abordagens diagnósticas de modo a evitarem-se situações de saúde, por vezes irreversíveis.

VER NO YOUTUBE



Reliable and Real-time water monitoring system

Instituição: Laboratório de Sistemas Informáticos de Grande-Escala da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Descrição:

A monitorização em tempo real dos rios e baías é usada pelas entidades de gestão ambiental em todo o mundo, para garantir uma resposta atempada a situações perigosas. O uso de dados de redes de sensores sem fio para a monitorização em tempo real levanta questões de confiabilidade das redes e dos dados recolhidos. Neste contexto, o projeto AQUAMON explora o uso das redes de sensores sem fio em grandes áreas aquáticas, com a finalidade de recolher e armazenar informação em tempo real com garantias de confiabilidade.

VER NO YOUTUBE



Robô para exploração de minas subterrâneas inundadas

Instituição: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência - INESC TEC

Descrição:

Existem na Europa cerca de 30 mil minas fechadas, muitas inundadas, e há falta de informação do seu estado atual devido aos custos e perigos envolvidos nos atuais métodos. A tecnologia robótica UNEXMIN consegue, de forma autónoma, fazer mapeamentos 3D e obter dados geológicos que não podem ser recolhidos de outra forma, porque têm custos elevados ou implicam outros riscos associados.

VER NO YOUTUBE



Show me my Heart - Follow-up of Cardiothoracic Surgery Patients in a Public Hospital

Instituição: Portuguese Value-based Healthcare CoLaB

Descrição:

O Value for Health CoLAB integra a rede de Laboratórios Colaborativos da ANI. Desde 2019, o CoLAB lidera um estudo-piloto no Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Marta, no qual o programa standard de follow-up dos doentes é complementado por tecnologia IoT para telemonitorização, envolvendo os doentes na recuperação e detetando precocemente complicações pós-operatórias.

VER NO YOUTUBE



Sistema robótico de mitigação de derrame de crude

Instituição: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência - INESC TEC

Descrição:

Derrames de óleo são eventos catastróficos para os ecossistemas marinhos. Desenvolver tecnologia amiga do ambiente que consiga fazer face a este problema, permitindo um combate mais seguro e imediato quando ocorrer um derrame, é algo urgente. O projeto ROSM - Robotic Oil Spill Mitigation visa a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia que permita detetar e controlar derrames de óleo em meios marinhos.

VER NO YOUTUBE



Sistemas de conversão de energia mecânica em elétrica para dispositivos autónomos de baixo consumo

Instituição: Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Descrição:

Nesta demonstração são apresentados vários protótipos desenvolvidos no Cenimat (FCT UNL) através de vários projetos de investigação e que convertem a energia mecânica do movimento para energia elétrica. São ainda demonstrados os processos de desenvolvimento destes dispositivos com configurações planares ou lineares, assim como a sua aplicação ao ligar dispositivos elétricos simples como um relógio analógico e LEDs.

VER NO YOUTUBE



SmartORTHOSIS – Desenvolvimento de ortótese inteligente e personalizada para o tratamento da plagiocefalia posicional

Instituição: Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (2Ai) do Instituto Politécnico do Cávado e Vale do Ave

Descrição:

A plagiocefalia posicional (PP) é caracterizada por uma distorção assimétrica do crânio do bebé, causado por restrições pré- ou pós-natais. Ortóteses cranianas são uma terapia, contudo, uma vez que estas são modeladas manualmente, complicações são comuns. O projecto SmartOrthosis pretende desenvolver uma ferramenta baseada em modelos 3D e IA para produzir ortóteses personalizadas para a PP.

VER NO YOUTUBE



Soluções baseadas em visão computacional para o apoio à decisão clínica aplicada ao cancro da mama

Instituição: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência - INESC TEC

Descrição:

A reconstrução autóloga da mama é uma opção após uma mastectomia. O retalho DIEP é o método estado-da-arte, recorrendo a microcirurgia para extrair o tecido e vasos sanguíneos (DIEPs) relevantes da barriga. Antes de uma cirurgia, os radiologistas executam a longa e subjetiva tarefa de encontrar e caracterizar as DIEPs em dados volumétricos. Nós apoiamo-los através de software semi-automático.

VER NO YOUTUBE



Solving tomorrow’s challenges today

Instituição: Instituto Gulbenkian de Ciência - IGC

Descrição:

O Instituto Gulbenkian de Ciência, parte da Fundação Calouste Gulbenkian, é um instituto líder mundial dedicado à investigação biológica e biomédica que fomenta a ciência aberta e a descoberta em benefício da humanidade. Assente na excelência científica, a visão para 2022 é estabelecer o IGC como um polo de Ciência e Inovação de relevância internacional, em parceria com o ITQB NOVA e Oeiras Valley. Uma estratégia com três pilares: internacionalização, inovação e ciência com e para a sociedade, reforçada pelo novo Centro Colaborativo Internacional, o primeiro na Europa.

VER NO YOUTUBE



Uma viagem no espaço-tempo ao antigo Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra

Instituição: Centro de Estudos Sociais – Universidade de Coimbra

Descrição:

O Projeto Santa Cruz, financiado pela FCT e pela UE, sediado no CES-UC, pretende fazer a reconstituição 3D do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra tal qual como se encontrava em 1834. Este modelo 3D permitirá aos futuros visitantes visualizarem o antigo mosteiro através de variadas apps e será a base de uma proposta arquitetónica para um centro de interpretação, que poderá despoletar a reabilitação do mosteiro e da sua área envolvente. Combinam-se assim a história, as novas tecnologias e o projeto de arquitetura.

VER NO YOUTUBE



Viagem molecular ao centro de uma proteína

Instituição: Unidade de Microbiologia Molecular, Estrutural e Celular do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier – ITQB

Descrição:

Determinar a estrutura-3D de proteínas é fundamental para perceber a sua função na célula. Para isso recorremos a técnicas como cristalografia de raios-X e mais recentemente crio-microscopia electrónica. Neste vídeo iremos fazer uma breve viagem ao centro de uma proteína, onde irão visualizar os seus aminoácidos e centros metálicos, levando à compreensão a nível molecular da sua função.

VER NO YOUTUBE



Local

Centro de Congressos de Lisboa, Junqueira

Morada:

Praça das Indústrias, nº1 | 1300-307
Lisboa - Portugal

Para qualquer informação ou
esclarecimento, por favor
contacte-nos.





Organização:

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Colaboração:

Ciência Viva

Com o apoio de:

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

 

Assembleia da Républica