Comissários

David Braga Malta

David Braga Malta é um empreendedor, inventor e investidor em ciências da vida. Fundou a LiMM, a Cell2B e a BoostPharma, que tem vindo a gerir. David foi consultor de risco para a Caixa Capital, ajudando a definir uma política de investimento em ciências da vida para Portugal. É agora Venture Partner na Vesalius Biocapital. David é doutorado em Bioengenharia pelo Programa MIT Portugal e mestre em Engenharia Biológica, pelo Instituto Superior Técnico. Para o doutoramento, David trabalhou no Instituto Koch no MIT, em terapias baseadas em células estaminais. A sua carreira académica centra-se no campo da medicina regenerativa, detendo várias publicações e patentes na área. Paralelamente, empenhado em melhorar o estado do mundo, David foi nomeado “global shaper” do Fórum Económico Mundial, sendo curador do Polo de Lisboa desta organização. Atualmente, está envolvido no lançamento de novos bioempreendimentos, procurando ativamente tecnologias disruptivas para construir empresas transformadoras.

Marta Oliveira

Marta Oliveira é engenheira aeroespacial de formação e integra a equipa responsável pela segurança de lançadores no Porto Espacial Europeu, em Kourou, na Guiana Francesa. Foi distinguida em 2020 pela Forbes 30 Under 30 Europe nas áreas de Manufatura e Indústria. Do seu percurso académico, destaca-se o mestrado em Engenharia Aeroespacial com orientação de tese do Instituto Superior Técnico e Imperial College de Londres, e o mestrado em Estudos Espaciais na International Space University. Integrou várias agências espaciais no seu percurso, começando por estagiar no Goddard Space Flight Center da NASA, integrando de seguida a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Francesa (CNES).

Paula Alves

Paula Alves é CEO do iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, investigadora principal do ITQB NOVA e professora associada convidada da FCT NOVA. É presidente da ESACT – European Society for Animal Cell Technology e membro da US National Academy of Engineering. Na Comissão Europeia, é membro de Conselho Científico da Innovative Medicines Initiative e da European Center for the Validation of Alternative Methods. Licenciada em Bioquímica (FCUL) e doutorada em Engenharia Bioquímica (ITQB NOVA) dedica-se, desde o início da sua carreira, à investigação na área da tecnologia de células animais. Trabalha em I&D de processos para produção e caracterização de biofármacos complexos: proteínas, vacinas e vetores virais para terapia génica. Alargou estas competências à área das células estaminais humanas, desenvolvendo tecnologias para a sua expansão e diferenciação in vitro , para obtenção de modelos pré-clínicos para o desenvolvimento de fármacos e de produtos para terapia celular.  É uma das 100 mulheres da edição de 2019 do livro 100 Mulheres na Ciência da Ciência Viva.