Novo Cairo: a nova capital do Egito

Emergiu do nada, no meio do deserto, a quase 40 quilómetros do Cairo para resolver o problema da sobrepopulação da antiga capital. Foram gastos 58 mil milhões de euros para edificar uma nova cidade administrativa. A cidade do Cairo, atualmente com 20 milhões de pessoas, deixa de ser a capital para dar lugar a esta nova cidade construída do zero.

Uma construção digna dos faraós

Uma imensa avenida foi projetada para instalar todos os ministérios, o Parlamento e o banco central que lado a lado compõem o novo local de poder do país. A nova cidade terá ainda um enorme complexo desportivo, zonas residenciais e empresariais, universidades, palácios e jardins, mesquitas e catedrais.

Terá capacidade para albergar 6 milhões de habitantes, incluindo espaços verdes, um aeroporto e um rio artificial. Em 2030 estará concluído o edifício mais alto do mundo, com um quilómetro de altura. Será uma cidade inteligente, assente em sistemas avançados de comunicação, onde os habitantes poderão aceder e controlar via telemóvel os consumos energéticos ou até detetarem remotamente algum problema nas suas casas; sistemas de videovigilância asseguram a segurança da cidade, que contará com cobertura de Internet em todo o lado.

Resolver problemas de sobrepopulação

O Cairo é a cidade mais populosa do continente africano, com 20 milhões de habitantes. Encontrar um local para viver e circular dentro da cidade tornou-se ao longo dos anos cada vez mais difícil, o que levou à criação de uma nova capital, projetada de raiz como uma cidade moderna.

O Egito é o país convidado do Ciência 2022 e uma delegação egípcia de alto nível participará no Encontro, antecipando-se um estreitamento de laços de cooperação em diferentes áreas da investigação e desenvolvimento.