Biografia | Helena Vieira

Helena Vieira é atualmente Investigadora Coordenadora e detentora da Cátedra ERA CHAIR BESIDE na Universidade de Aveiro/CESAM, sendo responsável pelo lançamento do projeto BESIDE e pela implementação e coordenação de uma nova equipa transversal de investigadores na área da Economia do Ambiente & Recursos Naturais, juntando as ciências naturais e socioeconómicas no desenvolvimento de novo conhecimento científico e soluções inovadoras para um futuro mais sustentável. Helena foi recentemente selecionada para integrar o mandato 2022-2025 dos Mission Board para a Missão Europeia Restaurar os Oceanos e Águas, onde fará a ponte entre a Comissão Europeia e Portugal na implementação desta missão. É também Chair do Comité Científico da Circular BioBased Europe Joint Union (CBE-JU), uma parceria público-privada para promover a bioeconomia e os modelos de desenvolvimento circulares, promotores de sustentabilidade numa Europa mais verde. Anteriormente, foi Diretora Geral da Política do Mar do Ministério do Mar, no XXII Governo de Portugal.

Com mais de 22 anos de experiência profissional em funções académicas, empresariais e políticas, Helena acumulou já diversas experiências como professora universitária (U. Lisboa e U. Angola), especialista consultora para várias entidades internacionais e Europeias (ONU, UE – Comissão Europeia, Mission Board, CBE-JU, BBI-JU, BlueBio Co-Fund, European Innovation Council, CINEA & EASME; Governos Islândia, Finlândia ou Noruega), posições políticas e governamentais e ainda as de gerente de empresas e coordenadora de projetos e equipas nas áreas das ciências da vida, ciências oceânicas e da bioeconomia. Empreendedora nata, Helena fundou já 4 start-ups, tendo sido Co-Fundadora e CEO (2005-2013) da BIOALVO SA, uma SME Portuguesa de biotecnologia marinha. Foi ainda fundadora e Diretora Executiva da BlueBio Alliance, a primeira associação Portuguesa de Bioeconomia Azul.

Doutorada em Biomedicina (Imperial College of London) e com Pós-Graduação Executiva em Liderança e Estratégia na Indústria Farmacêutica e Biotecnológica pela Harvard Business School, Helena trabalhou sempre na interface da ciência, indústria e política, ajudando os diferentes intervenientes a encontrar uma linguagem comum e construindo soluções conjuntas para objetivos partilhados entre todos. Helena fala 5 línguas, adora viajar e descobrir o mundo e acima de tudo mergulhar em qualquer um dos nossos oceanos!

Organização:

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

 

Ciência Viva

 

Universidade de Aveiro

Apoio institucional:

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

 

Assembleia da Républica