Medalhas de Mérito Científico

As Medalhas de Mérito Científico são uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para galardoar individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal. As medalhas são entregues no Encontro Ciência e em eventos de especial relevância para a comunidade científica.

Consulte todas as medalhas de mérito já atribuídas

Príncipe Hussain Aga Khan

Nasceu em 10 de abril de 1974, na Suíça. Formou-se no Williams College, Massachusetts, em teatro e em literatura francesa. Em 2004, concluiu o Mestrado em Relações Internacionais, através da Columbia School of International and Public Affairs.

Desde os cinco anos que cultiva o interesse por peixes tropicais e o entusiasmo por répteis e anfíbios. A conservação da natureza foi uma das suas prioridades desde cedo,  tendo começado a mergulhar aos 14 anos.

Múltiplas expedições fotográficas, muitas vezes organizadas em conjunto com cientistas ou fotógrafos profissionais, levaram-no a constituir arquivos extraordinários, abrangendo diversas geografias e tipos de habitats.

As suas exposições, apresentadas internacionalmente, visam sensibilizar, inspirar admiração pela vida selvagem e o desejo de a proteger, tendo sido exibidas nos EUA, na França, no Mónaco no Quénia entre muitos outros países. Destaca-se que, em 2022, expôs as suas fotografias no Museu de História Natural de Veneza, no One Sustainable Ocean, em Lisboa, no Museu de História Natural de Londres e no Museu Nacional do Bahrein.

As suas coleções de fotografia foram publicadas em livros: Animal Voyage (2004), Diving into Wildlife (2015), Fragile Beauty e The Living Sea (2022).

É presidente do Board da Agência Aga Khan para o Habitat, e integra a direção da Aga Khan Trust for Culture e o Comité AKDN,

É fundador e director da FON - Focused on Nature.

Salomé Pais

Professora Catedrática aposentada do Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Destacou-se na investigação tendo estado à frente de vários projetos na área da engenharia biológica e biotecnologia.

Licenciada em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 1961. Doutorou-se em Paris na École Normale Supérieur , em Biologia Celular.

Foi Secretária-geral da Academia das Ciências de Lisboa (ACL), entre de 2011 a 2021. 

Preside atualmente ao Instituto de Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa.

Detentora de cerca de uma dezena de patentes, autora e coautora de centenas de trabalhos científicos, revisora e júri de revistas científicas, entre elas: os American Journal of Botany, International Journal of Plant Sciences e Journal of Experimental Botany.

Em 2015, foi agraciada com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo importante contributo para o desenvolvimento da Ciência em Portugal.

Manuel Mota

Professor Emérito do Departamento de Engenharia Biológica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, foi um dos pioneiros da Biotecnologia em Portugal e teve especial impacto na criação e direção do Centro e Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho.

Licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1972 e doutorado em 1985, em Engenharia Bioquímica pelo Institut National des Sciences (INSA) em Toulouse.

Foi Vice-reitor da UMinho, entre 2002 a 2009.

Foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Biotecnologia com o Prémio Carreira Júlio Maggiolly Novais, pelo seu papel no desenvolvimento da biotecnologia portuguesa.

Anália Torres

Doutorada em Sociologia, é Professora catedrática e coordenadora da Unidade de Sociologia no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa.

Fundou e dirige o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) do ISCSP.

Integra a equipa responsável pela aplicação do European Social Survey em Portugal, desde 2002.

É perita nos temas do género, família, casamento, divórcio, relação trabalho/família, proteção de crianças e jovens, assédio moral e sexual, entre outros. Criou vários cursos de mestrado e de pós-graduação nestes domínios.

As suas investigações têm servido de base a mudanças legislativas como a alteração da lei do divórcio ou as mudanças relativas ao assédio moral e sexual.

Coordena o projeto financiado pelo EEA Grants, GE-HEI – Igualdade de Género nas Instituições de Ensino Superior, promovido pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), em colaboração com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e o Institute for Gender, Equality and Difference, University of Iceland (RIKK).

É responsável por um dos Workpackages do projeto ALLINTERACT - Widening and diversifying citizen engagement in science, financiado pelo Horizonte2020, e dirige o Gender Committee.

É autora, coautora e editora de mais de 20 livros e 80 capítulos de livros e artigos em revistas científicas nacionais e internacionais em várias línguas.

João Pavão Martins

Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Técnico (1976) e mestre em Informática (1979) e doutorado em Inteligência Artificial pela State University of New York at Buffalo (1983).

É Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico (IST).

Dedica-se à investigação nas áreas de Representação do Conhecimento e Revisão de Crenças no Grupo de Inteligência Artificial do IST.

Em 1989, foi um dos proponentes da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (LEIC) do IST, e foi Coordenador durante cinco anos.

Foi um dos fundadores do Departamento de Engenharia Informática (DEI), em 1998.

Tem lecionado cadeiras de introdução à programação desde 1980, preocupando-se com o ensino de programação disciplinada.

É autor e coautor de mais de uma dezena de livros, um deles publicado nos Estados Unidos, e autor de inúmeros artigos científicos.

É cofundador e CEO da SISCOG – Sistemas Cognitivos, uma empresa dedicada a aplicações de Inteligência Artificial.

Teresa Vieira

Licenciada em Engenharia Metalúrgica pela Faculdade de Engenharia do Porto,  e Doutorada em Ciências Físicas, pela Universidade Paris XI (1983).

Desde 2001, é Professora Catedrática, atualmente convidada, da Universidade de Coimbra.

Dedica-se à investigação e promoção da Ciência e Engenharia de Materiais, quer nas vertentes académicas de ensino, investigação, atividades de extensão universitária e forte ligação ao tecido industrial.  

Foi vice-presidente da Comissão Instaladora do Instituto Pedro Nunes (IPN) de 1990 a 1995.

Dirigiu o Instituto de Ciência e Engenharia de Materiais e Superfícies (ICEMS, Polo de Coimbra) até propor (2008) a integração do ICEMS, no Centro de Investigação em Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (CEMUC), de que foi vice-presidente e coordenadora do Grupo de Nanomateriais e Microfabricação.

Publicou mais de 200 artigos em revistas internacionais.

Foi distinguida com o Prémio Maria Manuela Oliveira (2020), da Sociedade Portuguesa de Materiais (prémio que procura destacar o papel das mulheres nas atividades de I&D  e transferência de tecnologia).

Luís Valente de Oliveira

É licenciado em Engenheira Civil e doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Porto. Engenheiro, professor universitário e político.

Diplomado em Planeamento de Desenvolvimento Regional pelo Institute of Social Studies (Haia, Holanda) e Master of Transportation Planning (Imperial College, Londres).

É professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Foi presidente da Comissão de Coordenação da Região do Norte (Portugal).

Exerceu diversas funções governativas como ministro da Educação e Investigação Científica, do Planeamento e Administração do Território e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, entre o IV e o XV Governos Constitucionais.  

Foi coordenador europeu das Auto-Estradas do Mar e administrador da Associação Empresarial de Portugal (2013).

Entre outras condecorações, foram-lhe concedidas as Grã-Cruzes das Ordens Militar de Cristo, do Infante D. Henrique e Chevalier de la Légion d'Honneur (França).

Deolinda Adão

É Professora e Diretora Executiva do Programa de Estudos Portugueses na Universidade da Califórnia, em Berkeley.

É licenciada em Literatura e Línguas Hispânicas na Universidade da Califórnia em Berkeley em 2002 e doutorada em Literaturas e Culturas Luso-Afro-Brasileiras pela mesma universidade em 2007, com especialização em mulheres, género e sexualidade.

Foi diretora do programa Summer Sessions Study Abroad da Universidade da Califórnia em Berkeley

Dedica-se à investigação em Estudos de Género e Estudos Pós-Coloniais, principalmente nas sociedades de língua portuguesa e espanhola.

Publica regularmente livros e artigos sobre o género feminino, com destaque para migrações femininas incluindo “As Herdeiras do Segredo: As Personagens Femininas na Ficção de Inês Pedrosa”.

Em 2018, foi Presidente da Luso-American Education Foundation, que tem como missão a promoção da Língua e Cultura Portuguesas no Estado da Califórnia.

É autora de cinco livros, artigos literários, entrevistas e traduções (poesia e prosa).

Álvaro Siza Vieira

Formou-se em Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1949 e 1955.

Construiu a sua primeira obra em 1954.

Foi Professor Visitante em vários estabelecimentos de ensino. Deu aulas na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto até 2003.

É autor de inúmeros projetos a nível nacional e internacional como a Biblioteca da Universidade de Aveiro e o Depósito de Água, construído em 1991. A Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira), o Museu de Arte Contemporânea da Galiza, a Faculdade de Arquitetura da UPorto, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e o  Pavilhão de Portugal na Expo 98.

Foi o primeiro arquiteto português a receber um Pritzker, em 1992, considerado o Nobel da Arquitetura.

Obteve diversas distinções e prémios, entre os quais, a Medalha de Ouro de Arquitetura do Colégio de Arquitetos de Madrid (1980), o Prémio Nacional de Arquitetura (1993), o Prémio Secil de Arquitetura (1996 e 2000), o Prémio Nacional da Arquitetura Alexandre Herculano (2001) e a Medalha de Ouro do Instituto Real dos Arquitetos Britânicos (2009).

Manuela Veloso

É uma das maiores referências mundiais na área da robótica.

Destaca-se na área da Inteligência Artificial, Robótica e Ciência da Computação, e desenvolve a sua investigação nas áreas da inteligência artificial e da robótica.

Licenciada e Mestre em Engenharia Eletrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico.

Desde 1992, é professora no Departamento de Ciência de Computadores (CMU), e atualmente detém o título de “Herbert A. Simon University Professor.”

Doutorada em Ciência de Computadores pela Universidade Carnegie Mellon (CMU), coordena o Departamento de Machine Learning desde 2016.

Foi pioneira no conceito de “Autonomia Simbiótica” com os robôs CoBot na resposta às limitações de perceção.

Foi presidente da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial e da Federação RoboCup.

Foi distinguida em 2018 com o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, pelo seu papel determinante e impacto na sociedade portuguesa.

Ricardo Conde

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Informática pelo IST – Universidade Técnica de Lisboa, tem uma pós-graduação em Tecnologias Espaciais. Iniciou a carreira profissional em 1991, estando ligado ao setor aeronáutico e espacial desde 1993, com a participação em vários programas nacionais e internacionais, em particular nos segmentos espacial e terrestre. 

Em 2019, Ricardo juntou-se à Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space, como membro da direção. Passado um ano, foi nomeado presidente da Agência Espacial Portuguesa. Nesta qualidade, representa Portugal nos Conselho da Agência Espacial Europeia (ESA), no Conselho do Observatório Europeu do Sul (ESO) e no Conselho do Observatório do Quadrilátero do Milímetro (SKAO). É membro do conselho de administração da GSA.

Participou como orador em vários congressos espaciais internacionais, especialmente sobre as novas agências espaciais emergentes, sustentabilidade espacial e o papel do Espaço num planeta sustentável.

Ricardo Conde foi presidente da Rede Eureka, a maior rede internacional para promoção da ciência e da inovação para PMEs, durante a presidência portuguesa desta organização internacional, em 2022.

Em março de 2024, recebeu a medalha de mérito científico por ocasião do 5º aniversário da Agência Espacial Europeia.

Fernando Carvalho Rodrigues

Fernando Carvalho Rodrigues destacou-se nas áreas de teoria da informação, ótica e optoelectrónica, e liderou o consórcio PoSAT, que em 1993 lançou o primeiro satélite português.

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Liverpool (1974), foi Professor Catedrático Convidado do Instituto Superior Técnico em 1985. Seguidamente, foi Professor Catedrático e Diretor da Faculdade de Ciências de Engenharia da Universidade Independente; Pró-Reitor para a Investigação da Universidade Independente, e Coordenador da Área Científica das Tecnologias da Escola Superior de Design do IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing. Colaborou na implantação da Universidade da Beira Interior, sendo sucessivamente membro dos Conselhos Científicos do Instituto Politécnico da Covilhã, do Instituto Universitário da Beira Interior e da Universidade da Beira Interior. Aqui orientou projetos de investigação, e lecionou disciplinas de Ótica, colaborando regularmente com o Departamento de Física da referida universidade.

Fernando Carvalho Rodrigues detém seis patentes e desenvolveu diversos protótipos, alguns deles exportados. Tem cerca de duzentas publicações internacionais, e sete livros editados em Portugal, nos EUA e na Federação Russa, com temas que vão da segurança dos lasers a modelos matemáticos de combate e a reflexões sobre o futuro das tecnologias.

O seu trabalho científico, bem como as suas aplicações industriais, têm merecido vários prémios e condecorações, em Portugal e no estrangeiro. É membro de diversas sociedades e academias científicas, em Portugal, nos EUA, na Federação Russa e internacionais.

A medalha foi atribuída pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no dia 25 de setembro de 2023, por ocasião dos 30 anos do lançamento do PoSAT.

Organização:

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

 

Ciência Viva

Apoio institucional:

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

 

Assembleia da Républica