Biografias

DIA 5

Emanuel Gonçalves

Membro do Conselho de Administração e Responsável Científico da Fundação Oceano Azul

Membro do Conselho de Administração e Responsável Científico da Fundação Oceano Azul é perito em ecologia e conservação marinha, em particular a criação, monitorização e implementação de áreas marinhas protegidas em diversas regiões. É Professor Associado no ISPA e investigador no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Foi adjunto da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, que elaborou a Estratégia Nacional para o Mar. Foi coordenador do grupo da UE sobre assuntos marinhos e costeiros na COP 9 da Convenção da Diversidade Biológica que aprovou os “critérios científicos dos Açores” para identificação de áreas marinhas ecológica ou biologicamente significativas. É ainda membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável. Dedica-se à fotografia subaquática que utiliza como ferramenta científica, de divulgação e de comunicação, tendo realizado mais de 3000 mergulhos em diversos pontos do globo, muitos deles em áreas marinhas protegidas, procurando documentar a diversidade biológica e curiosidades sobre os animais marinhos.

Eva Calvo

Instituto de Ciências Marinhas

Eva Calvo é investigadora no Instituto de Ciências Marinhas de Barcelona (ICM-CSIC). Licenciada em Química pela Universidade Autónoma de Barcelona (1997), tem doutoramento em Química pela UPC de Barcelona (2001). A sua investigação centra-se na aplicação de vários indicadores geoquímicos indiretos (proxies) para a reconstrução das condições climáticas da Terra no passado. As suas principais linhas de investigação centram-se nos mecanismos e processos responsáveis pelas variações passadas do CO2 atmosférico, com especial foco no papel dos processos biológicos e da circulação oceânica. Entre outras questões a que pretende responder contam-se as relacionadas com o papel e capacidade dos oceanos em absorver as emissões atuais e futuras de CO2, e o impacto da acidificação dos oceanos em vários organismos marinhos, bem como conhecer a resposta e influência dos processos oceânicos nas alterações climáticas do passado.

Publicou mais de 60 artigos em revistas internacionais SCI de várias disciplinas em ciências marinhas e da Terra, bem como em revistas multidisciplinares. Liderou 10 projetos de investigação e participou em mais de 20 outros projetos como membro da equipa de investigação. Orientou várias teses de doutoramento e mestrado. Foi Coordenadora do Painel de Ciências do Mar (CTM-MAR) da Agência Nacional Espanhola de Investigação (AEI), Ministério da Ciência e Inovação, e é membro do Grupo de Peritos em Alterações Climáticas da Catalunha (GECCC).

Joana Xavier

CIIMAR

Joana Xavier é investigadora e líder da Equipa de Investigação em Biodiversidade e Conservação do Mar Profundo no CIIMAR, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Universidade do Porto (Portugal), e Professora Associada convidada de Biologia do Mar Profundo no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Bergen (Noruega). É licenciada em Biologia Marinha (Universidade dos Açores) e doutorada em Biologia (Universidade de Amesterdão). A sua investigação centra-se na compreensão da biodiversidade à escala da bacia, padrões biogeográficos e de conetividade de espécies e habitats do mar profundo, utilizando uma combinação de disciplinas (taxonomia, ecologia e genética). Também tem investido no desenvolvimento da interface ciência-política-sociedade, trabalhando com as comunidades locais para integrar os seus conhecimentos e perceções sobre a biodiversidade marinha, bem como para desenvolver capacidades e ferramentas para apoiar o desenvolvimento e implementação de políticas públicas para a gestão sustentável e conservação de ecossistemas marinhos vulneráveis de profundidade.

Joana Xavier participou em 13 expedições científicas no Atlântico Norte e no Ártico, explorando habitats de profundidade em cristas médio-oceânicas, canyons e montes submarinos. Nos seus tempos livres, gosta de explorar o mar e a terra com a família.

Juan Lema

Universidade de Santiago de Compostela

Juan M. Lema é Professor Jubilado de Engenharia Química na Universidade de Santiago de Compostela, em Espanha. Orientou 61 teses de doutoramento e é autor de mais de 430 artigos e capítulos de livros. Tem um índice H de 75 (Scopus) e um FWCI de 1,50. É também autor de 20 patentes, 9 das quais são europeias ou internacionais. Está classificado entre os 2% dos investigadores de maior impacto em Biotecnologia a nível mundial, de acordo com a "lista de Stanford".

Tem centrado os seus interesses de investigação na Biotecnologia Ambiental. Trabalhou no desenvolvimento de tecnologias e processos destinados ao tratamento e recuperação de resíduos de águas residuais (tais como processos de digestão anaeróbia e a eliminação de micropoluentes utilizando métodos microbianos e enzimáticos). Além disso, tem-se concentrado em bioprocessos baseados no conceito de biorefinaria.

Ocupou vários cargos de liderança no meio académico, incluindo o de Chefe dos Departamentos de Engenharia Química da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) de 1981-83 e de Santiago de Compostela (USC) de 1991-2000. Foi também o primeiro diretor do Centro de Transferência Tecnológica da USC de 1999 a 2000. Além disso, foi o Primeiro Decano da Escola de Engenharia da USC de 2003 a 2010 e o Primeiro Diretor da Conferência Espanhola de Decanos de Engenharia Química (CODDIQ) de 2008 a 2012. Foi Promotor e Coordenador Científico do CRETUS (USC) (Centro de Investigação Transdisciplinar em Tecnologias Ambientais) desde 2015 até à atualidade. Em 2016, tornou-se Académico da Real Academia de Ciências da Galiza e foi posteriormente nomeado seu Presidente em 2019.

Recebeu várias distinções em reconhecimento das suas contribuições para este domínio, incluindo a atribuição do título de Dr. Honoris causa pela Universitat Autònoma de Barcelona (2023), pela Universidad de Valladolid (2021), pelo Politecnico de Milano, Itália (2021), e pela Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile (2015). Foi também nomeado Professor Honorário da Universidade de Queensland, Austrália, em 2018. É Fellow (2014) e Distinguished Fellow (2022) da International Water Association, IWA, e Presidente Honorário da Conferência Espanhola de Decanos de Engenharia Química (2012). Recebeu vários prémios, entre os quais a Insígnia de Ouro da Universidade de Santiago de Compostela (2013), o Prémio Martinez Moreno de Inovação em Madrid (2011), a Medalha de Ouro de Engenharia Química da Universidade de Valladolid (2010), o Prémio Babcock de Inovação (2004) e o Prémio Europeu de Enzimas Industriais em Barcelona (1993).

Mariona Claret

Institute of marine Sciences

Mariona Claret doutorou-se em oceanografia física no Instituto de Ciências do Mar (ICM-CSIC, Espanha) em 2012. Em seguida, iniciou uma carreira de pós-doutoramento em instituições de referência mundial no campo da oceanografia, como a Woods Hole Oceanographic Institution (2013-2014, EUA), a McGill University (2014-2016, Canadá), a University of Washington (2016-2021, EUA) e a Princeton University (3 meses em 2019, EUA). Em 2021, regressou à sua instituição de origem no ICM-CSIC, onde é atualmente bolseira Marie Skłodowska-Curie. O objetivo geral da pesquisa de Claret é avançar na compreensão dos processos oceânicos fundamentais para prever a evolução do sistema terrestre sob o aquecimento global contínuo. Mais especificamente, tem trabalhado nas vias de energia para a turbulência oceânica, uma das principais incertezas dos modelos climáticos; nos controlos físicos da produção primária, a base da teia alimentar oceânica; na desoxigenação oceânica, uma das três grandes ameaças climáticas ao oceano; e no sumidouro de carbono antropogénico oceânico, o principal amortecedor do aquecimento global.

Teresa Cabrita

Propolar

Maria Teresa Cabrita, doutorada em Biologia, Especialidade Ecologia e Biosistemática pela Universidade de Lisboa, e em Sciences de l’Environnement Marin pela Université de la Méditerranée (França), é diretora executiva do Programa Polar Português (PROPOLAR) desde 2015, sendo responsável pelo planeamento e gestão das campanhas polares portuguesas, entre outras tarefas. É Investigadora no CEG, e as suas áreas de investigação são Ecologia e Ecofisiologia do Fitoplâncton e Poluição Marinha. Leciona Comunicação de Ciência e Ecologia da Paisagem no IGOT. É representante nacional no Council of Managers of National Antarctic Programs (COMNAP) desde 2016, e no Forum of Arctic Research Operators (FARO). Tem participado em projetos de investigação internacionais e nacionais centrados na zona costeira portuguesa e na Antártida, e nos projetos internacionais EU-POLARNET 1 e 2 sobre coordenação da investigação polar europeia. Publicou 45 artigos em revistas indexadas na SCOPUS e ISI WEB of SCIENCE, 3 capítulos de livros e vários artigos de divulgação sobre ciência e logística polares. Tem coordenado e participado em várias atividades de Educação e Divulgação.


DIA 6

Ana Hilário

CESAM

Ana Hilário é investigadora no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, é licenciada em Ciências do Meio Aquático pela Universidade do Porto e doutorada em Ciências do Oceano e da Terra pela Universidade de Southampton (Reino Unido). Nos últimos 15 anos liderou vários projetos de investigação e participou em mais de 20 campanhas oceanográficas dedicados ao estudo de ecossistemas de profundidade. Atualmente, co-lidera o programa Challenger 150 (www.challenger150.world), um programa de 10 anos de investigação biológica no oceano profundo, endossado pela Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. A sua investigação, em ecologia e conservação de ecossistemas do oceano profundo, centra-se principalmente em três tópicos: 1) biodiversidade e biogeografia de ecossistemas quimiossintéticos, 2) ciclos de vida e biologia reprodutiva de invertebrados e 3) conetividade e sua implicação na conservação de ecossistemas marinhos.

Bruno Sommer Ferreira

A4F

É sócio fundador e CEO e presidente do Conselho de Administração da sociedade Biotrend SA, empresa especializada em biotecnologia industrial. É administrador executivo para a Investigação e Inovação da sociedade A4F SA, empresa de biotecnologia dedicada à investigação e ao desenvolvimento de sistemas de produção de algas até à escala industrial, e venture partner do fundo de investimento Faber Blue Pioneers, focado em empresas com soluções tecnológicas inovadoras para a sustentabilidade dos oceanos e a luta contra as alterações climáticas.

Doutorado em Biotecnologia e licenciado em Engenharia Química, tem trabalhado em áreas distintas da biotecnologia e engenharia de bioprocessos e sua implementação em negócios inovadores.

Desenvolveu investigação no Instituto Superior Técnico e na Universidade de Toronto (Canadá). Conta com mais de 50 publicações científicas e patentes e foi investigador principal em mais de 20 projetos de investigação colaborativa co-financiados pela Comissão Europeia nos tópicos da biotecnologia industrial e azul.

É membro do Board of Directors & Executive Committee do Bio-Based Industries Consortium e presidente da Assembleia Geral da PBio - Associação Portuguesa de Bioindústria. Foi membro da Comissão Executiva da BlueBio Alliance - Associação Nacional para os Biorrecursos Marinhos e Biotecnologia Azul.

 

Luis Filipe Fuentefria de Menezes Pinheiro Ferreira

Comissão para a Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável

Luis Menezes Pinheiro é doutorado em Geofísica Marinha pelo Imperial College, Londres, e professor associado de Geologia e Geofísica Marinha. É presidente do Comité Português junto do COI da UNESCO, delegado nacional junto do Conselho Executivo do COI e coordenador do Comité Nacional para a Década dos Oceanos da ONU. É também presidente do Comité de Geociências Marinhas da Comissão para a Exploração Científica do Mediterrâneo (CIESM/Mónaco). Membro Emérito da Academia Portuguesa de Marinha e Associado da Sociedade de Geografia de Lisboa. Ex-diretor do Departamento de Geologia Marinha do Instituto Geológico e Mineiro, ex-delegado do European Consortium for Ocean Research Drilling e ex-coordenador da Plataforma Tecnológica do Mar da Universidade de Aveiro (UA). Coordenador da Bolsa de Navios de Investigação (Fundação para a Ciência e Tecnologia). Participou em mais de 50 Cruzeiros de Investigação (Chief/Co-Chief Scientist: 34). Autor/coautor de mais de 250 publicações, incluindo 62 artigos ISI.Interesses e atividade de investigação: Geologia e Geofísica Marinha; estrutura e evolução de margens passivas continentais; vulcanismo de lamas, gás superficial e hidratos de gás; Oceanografia Sísmica; Capacitação em Ciências do Mar e Literacia do Oceano.

 

Mafalda Freitas

Diretora Regional do Mar, Região Autónoma da Madeira

Mafalda de Freitas Araújo é bióloga marinha, com mestrado em Administração de Empresas (Gestão de MPAs). Participou em várias expedições de mergulho científico, campanhas de investigação pesqueira e missões de submersíveis e ROVs. Participou e coordenou vários projetos de investigação e organizou congressos internacionais, maioritariamente relacionados com o mar profundo, recursos marinhos, economia azul e literacia dos oceanos.

Desde 2020, assumiu a Direção Regional do Mar (DRM) do Governo da Madeira, trabalhando na governação dos oceanos, economia azul e ordenamento do espaço marinho, recursos do mar profundo e literacia dos oceanos. A missão da DRM é propor políticas regionais para o mar e coordenar o desenvolvimento da Estratégia da Economia Azul da Madeira, considerando a valorização e sustentabilidade dos recursos marinhos e a exploração, preservação e investigação do mar.

 

Ricardo Calado

CESAM

Ricardo Calado nasceu em Cascais (Portugal) e licenciou-se em Biologia em 1999 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Em 2005 doutorou-se em Biologia (especialização em Biotecnologia Animal) pela mesma instituição e em 2008 ingressou na Universidade de Aveiro (UA), onde é atualmente Investigador Principal. Em 2020 obteve a agregação em Biologia pela UA onde desenvolve investigação independente sobre crescimento azul sustentável. É autor de mais de 260 artigos científicos revistos por pares e é o Co-Editor-Chefe da revista Aquaculture, Fish and Fisheries (publicada pela Wiley). Representa a UA no conselho executivo do Laboratório Colaborativo para a BioEconomia Azul (B2E), co-representa Portugal no grupo do Comité Permanente de Investigação Agrícola (SCAR) sobre Pescas e Aquacultura (SCAR-Fish) na UE, e é o PI do Aveiro Blue Hub (CITAQUA). É o coordenador científico de uma das unidades de investigação do ECOMARE (UA) onde avalia práticas sustentáveis de aquacultura, nomeadamente o desempenho de diferentes modelos de aquacultura multitrófica integrada (IMTA) para maximizar a utilização de nutrientes fornecidos através de rações aquáticas.

 

Rosa Chapela

CETMAR

Coordenadora do Departamento Socioeconómico das Pescas no CETMAR (Centro Tecnológico del Mar) desde 2002. Doutorada em Direito, tem uma vasta experiência em política das pescas e governação da aquacultura e das pescas. Colabora com a FARNET European Network of Local Fishing Action Groups (agora FAMENET) desde 2013, centrando-se no desenvolvimento local participativo. Rosa participou em vários projetos europeus relacionados com a gestão das pescas e da aquicultura, nomeadamente com a inovação e o impacto socioeconómico. Coordenou grupos de trabalho em projetos H2020 como o PrimeFIsh, o AquaVitae, o ClimeFish ou o FarFish, e projectos Interreg como o Cabfishman, focando-se na participação das partes interessadas, disseminação e comunicação. Contribuiu para relatórios da FAO e da IUCN e esteve envolvida em projetos de cooperação para a participação e formação de mulheres em aquacultura no Vietname e no Senegal, bem como em projetos de geminação na Roménia e na Bulgária para a implementação da Política Europeia das Pescas. Coordenou a criação de Grupos de Ação Local de Pesca na Galiza e está atualmente envolvida em projetos relacionados com a Economia Azul e a Estratégia do Prado ao Prato. Faz parte do consórcio para o Observatório da Economia Azul da UE e co-facilita um grupo de trabalho sobre a Economia Azul para implementar os Fundos de Resiliência e Recuperação (NextGenerationEU) na Galiza.

 

Spyros Kouvelis

Mission Board Member

Com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento sustentável, finanças sustentáveis e assuntos marítimos e com uma licenciatura em Economia e um mestrado em Economia Agrícola, Spyros Kouvelis é o fundador e diretor do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável da Organização Europeia de Direito Público (EPLO). É Associado Sénior do Instituto de Liderança para a Sustentabilidade (CISL) da Universidade de Cambridge, actuando como embaixador do programa nas regiões do Sudeste da Europa e do Mediterrâneo Oriental e lecionando em programas seleccionados do Instituto. É membro do Conselho de Missão da UE para a Missão "Restore our Ocean and Waters". Em 2018, co-fundou a Verimpact e tem sido fundamental na conceção e implementação da metodologia e ferramenta de avaliação Verimpact ESG/finanças sustentáveis. Foi eleito para o Parlamento grego em 2007 e em 2009 e desempenhou as funções de Ministro-sombra do Ambiente (2007-2009) e de Vice-Ministro dos Assuntos Económicos, Culturais e Ambientais Externos (2009-2011), tendo liderado várias equipas multidisciplinares de peritos e chefiado as delegações gregas em numerosas cimeiras e conferências das Nações Unidas, incluindo as COP.


DIA 7

Christos Arvanitidis

LifeWatch ERIC CEO

Diretor de Investigação no Centro Helénico de Investigação Marinha, Instituto de Biologia Marinha, Biotecnologia e Aquacultura, antigo chefe do laboratório de Biodiversidade. Participou em mais de 70 projectos de investigação e educação, coordenou 10. ID de financiamento da investigação: >40 M€. Mais de 100 artigos científicos com revisão por pares, incluindo 3 monografias. Editor Associado nas revistas Diversity, Frontiers in Marine Science, Biodiversity Data Journal; Editor Responsável na Mediterranean Marine Science; Editor Convidado nas revistas Marine Ecology Progress Series e Journal of Sea Research; Membro do conselho editorial do Transitional Waters Bulletin; Revisor em mais de 45 revistas internacionais com revisão por pares. Membro de: Grupo de peritos e equipa de redação sobre biodiversidade da Avaliação Mundial dos Oceanos da ONU; Perito nacional sobre o descritor GES "Biodiversidade" para a UE (fase de implementação da MSFD); Grupo de Trabalho 6 do CIEM que trabalha sobre a integridade do fundo do mar (MSDF da UE); Conselho Executivo da MARS (Rede Europeia de Institutos e Estações de Investigação Marinha); Society for the Marine European Biodiversity Data (SMEBD); Conselho Editorial do Registo Mundial de Espécies Marinhas (WoRMS); Conselho Consultivo Científico da Associação Internacional de Poliquetas (IPA); Conselho Científico do Institut Méditerranéen de Biodiversité et d´Ecologie marine et continentale (IMBE). Coordenadora da Infraestrutura de Investigação LifeWatchGreece e delegada nacional do LifeWatch ERIC.

A investigação de Arvanitidis centra-se na biodiversidade marinha, informática da biodiversidade, diversidade funcional e ecossistemas costeiros. Trabalha na comparação de padrões de informação sobre a biodiversidade marinha provenientes de vários níveis de organização biológica e escalas de observação, tentando desenvolver novas abordagens para explorar as suas inter-relações.

Cristina Pita

Universidade de Aveiro

A Dra. Pita, Doutorada em Sustentabilidade Social e Ambiental pela Universidade de Aberdeen (Reino Unido), é Investigadora do Centro de Estudos Ambientais e do Mar (CESAM), Universidade de Aveiro. É perita em aspetos socioeconómicos das pescas no Processo Regular de Avaliação Global do Estado do Ambiente Marinho das Nações Unidas (UN-WOA), participa em vários comités no Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES) e redes internacionais (ações COST, TBTI, SSFhub, rede Ibero-Americana ECOMAR-CYTED). Tem mais de 20 anos de experiência em investigação focada em sistemas alimentares marinhos, mercados e sistemas de comercialização de peixe, comunidades costeiras, e governança e uso sustentável dos recursos marinhos. Esteve envolvida em 30 projetos internacionais focados nesses tópicos, contribuiu para mais de 72 publicações, incluindo capítulos de livros para o UN-WOA e Relatórios Técnicos para o Parlamento Europeu, e co-editou um livro focado na pesca de pequena escala na Europa.

Estrela Matilde

Fundação Príncipe

Estrela Matilde é a Diretora Executiva da Fundação Príncipe, uma ONG de Conservação sediada na Ilha do Príncipe, que trabalha para proteger e conservar o património natural da Ilha enquanto potencia o desenvolvimento económico e social das comunidades locais. Estrela é Bióloga da Conservação, formada na Universidade de Évora e, há mais de 10 anos que tenta mudar o mundo, uma Ilha de cada vez. Em 2018 ganhou o prémio Terre de Femmes da Fundação Yves Rocher e mais recentemente ganhou um dos maiores prémios de conservação do mundo, os Whitley Award, pelo seu trabalho na Ilha do Príncipe, tendo também recebido uma menção Honrosa nos Prémios Verdes VISÃO + Grupo Águas de Portugal em 2022, na categoria de Inspiração.

Lorenzo Pastrana

(orcid 0000-0002-6637-3462). Food Processing and Nutrition Group at INL.

Lorenzo Pastrana é presidente do Gabinete de Investigação (Direção Científica) e líder do Grupo de Processamento Alimentar, no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL). É também professor de Ciência Alimentar na Universidade de Vigo e professor convidado na Università Cattolica del Sacro Cuore (Itália) e nas Universidades Federal Rural de Pernambuco e Federal de Santa Catarina (Brasil). Foi diretor do Centro de Transferência de Investigação e Inovação (CITI) e chefe do Gabinete de Transferência de Conhecimento (2009-2010) na Universidade de Vigo. Fundou a Plataforma Tecnológica Agroalimentar da Galiza (2006), que envolve instituições académicas e empresas para facilitar a clusterização do sector. Faz parte do conselho científico do cluster de inovação Portugal Foods.

Em 2015 ingressou no INL como diretor do Departamento de Ciências da Vida que incluía três Unidades de Investigação, nomeadamente Alimentação, Ambiente e Saúde. No INL a sua investigação orienta-se para uma abordagem multidisciplinar, integrando métodos e conceitos da biotecnologia, nanotecnologia e modelação matemática. Trabalha em três linhas de investigação principais: estrutura de alimentos com ênfase em materiais de impressão 3D; tecnologias de encapsulamento para melhorar alimentos funcionais; e personalização de alimentos e embalagens de alimentos activos e inteligentes. É autor de mais de 200 contribuições científicas e quatro patentes licenciadas relacionadas com o desenvolvimento de novos produtos e processos alimentares. Foi PI de mais de 30 projectos e contratos de investigação nacionais e europeus e fundador da startup Suevia Foods para substituição de TiO2 em alimentos.

Maria João A F. Bebianno

Universidade do Algarve

Licenciada em Engenharia Química - Ramo de Química e Processos (1974) pelo Instituto Superior Técnico. Doutorada em Ecotoxicologia Marinha pela Universidade de Reading (Reino Unido) (1990) e obteve o título de Agregado na Universidade do Algarve (1999). É Professora Catedrática na Universidade do Algarve exercendo a sua actividade pedagógica na Faculdade de Ciências e Tecnologia onde tem sido responsável pela leccionação de diversas disciplinas no domínio das Ciências do Mar e Ambiente ao nível da licenciatura e Mestrado. Foi Diretora do Cursos de Engenharia do Ambiente, do Curso de Ciências do Mar e do Curso de Gestão Marinha e Costeira e é membro da Comissão do Doutoramento em Ciências da Terra do Mar e do Ambiente. Exerceu vários cargos de gestão universitária nomeadamente como vogal do Conselho Geral da Universidade do Algarve Vice-presidente e Presidente do Conselho Directivo da Unidade de Ciências e Tecnologia dos Recursos Aquáticos, Membro da Assembleia de Representantes da Unidade de Ciências e Tecnologia dos Recursos Aquáticos e da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, Membro da Assembleia Estatutária da Faculdade de Ciências e Tecnologias, Membro do Senado e da Assembleia da Universidade, e Presidente do Departamento de Ciências da Terra do Mar e do Ambiente. Exerceu funções no Instituto Nacional de Investigação das Pescas (actual IPMA) onde foi responsável pela Divisão da Cooperação Técnico-Científica (1980-1983) e no Polígono de Acústica Submarina dos Açores (1974-1976). Foi ainda membro da Comissão Nacional Contra a Poluição do Mar (1976-1983).

A nível internacional integrou a Delegação Portuguesa que negociou a Convenção das Nacões Unidas sobre o Direito do Mar das Nações Unidas (1978-1981) é presentemente Membro do Grupo de Peritos do Processo Regular para a Avaliação do Estado do Ambiente Marinho incluindo os Aspetos Socio-Económicos das Nações Unidas e Membro da Comissão Nacional para a  Década da Ciência para o Desenvolvimento Sustentável. Foi membro da Delegação Portuguesa às Convenção de Oslo e Convenção de Paris (actualmente com a designacão de OSPAR), e de Barcelona, do Conselho Internacional da Exploração do MAR (ICES) (1976-1980) e da Comissão Intergovernamental da UNESCO (COI) (1976-1983, 1996-2008).

Desenvolve investigação no Centro de Ciências do Mar e Ambiente (CIMA) da Universidade do Algarve, do qual é coordenadora desde 2016. Tem sido responsável por diversos projectos de investigação financiados a nível nacional e pela União Europeia na área de Ecotoxicologia Marinha da qual foi pioneira em Portugal com especial ênfase no estudo do impacto de poluentes orgânicos e inorgânicos  e seus efeitos em espécies de contaminação ambiental e pela aplicação da análise  proteómica ao efeito de contaminantes ambientais em sistemas biológicos. Tem orientado Pós-Doutorados (8) e alunos de Doutoramento (18 concluídas e 2 em curso um dos quais em co-orientação). É autora de diversas publicações em Revistas Científicas com referee (226) (h-54) e editora de vários livros e capítulos de livros. 

É membro de diversas sociedades científicas e profissionais nacionais e estrangeiras nomeadamente Sociedade de Geografia de Lisboa, Sociedade Portuguesa de Química, Marine Biological Association of the United Kingdom, SETAC, SECOTOX, SICTA, Sociedade Portuguesa de Química. É atualmente Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa das Mulheres Cientistas – AMONET. Medalha de Mérito Grau Ouro atribuído pelo Município de Faro, e Medalha de Mérito Científico atribuída pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no Encontro Ciência 2022. 

Miguel Miranda

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Jorge Miguel Alberto de Miranda, Presidente da EMSO-ERIC desde 2022, Presidente do IPMA, Instituto Português do Oceano e da Atmosfera de 2013 a 2023. Professor Catedrático de Geofísica na Universidade de Lisboa. Ex-diretor do Instituto Dom Luiz de 2004 a 2011. Presidente do Conselho do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo 2017-2019. Membro do Conselho Executivo da WMO RAVI 2014-2016. Membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa 2011-2012. Estudou na Universidade de Lisboa, onde se licenciou em 1981 em Física. Professor Catedrático desde 2011. A sua atividade de investigação centra-se em Geofísica Marinha e Riscos Naturais. É autor ou co-autor de mais de 100 artigos publicados nas principais revistas do ISI, nomeadamente: Journal of Geophysical Research, Earth and Planetary Science Letters, Geophysical Research Letters e Nature, com mais de 3000 citações. Membro da Academia das Ciências de Lisboa

Octavi Quintana

PRIMA

Médico especializado em Medicina Intensiva, MPH Univ. Columbia. 

É diretor do Hospital de Málaga, vice-diretor do INSALUD, presidente da Sociedade Espanhola de Qualidade Assistencial e presidente do Comité de Bioética do Conselho Europeu.

Vice-presidente do Grupo Europeu de Ética da CE. Diretor de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde e do Consumo. Coordenador da ajuda humanitária no Ruanda, Burundi, Bósnia, Kosovo.

Diretor de divulgação de programas científicos na TVE2. Diretor de Investigação Científica na CE em Saúde, Energia, Investigação Europeia.

Sofia Cordeiro

AANChOR project

Sofia Cordeiro é a Coordenadora do Programa Oceano da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) desde 2016, onde maximiza o diálogo entre as diferentes comunidades científicas que fazem parte da área transdisciplinar do oceano e apoia a participação de Portugal e/ou da FCT em organizações europeias e internacionais associadas às questões do oceano (JPI Oceans, EMB, ECORD/IODP, OECD Ocean Economy and Innovation Working Group). Profundamente envolvida em actividades de diplomacia científica na bacia do Atlântico, é coordenadora do projeto H2020 AANChOR CSA destinado a apoiar a implementação da Declaração de Belém e, de forma mais abrangente, a aliança All-Atlantic Ocean Research and Innovation. Desde 2022, é membro do Conselho de Administração do AIR Centre.

Sofia Cordeiro é doutorada em Biologia, mais especificamente em Fisiologia e Bioquímica (2008), pela Universidade de Lisboa, e foi Alumni do IOI no curso "8th Training Programme on Regional Ocean Governance for the Mediterranean, Black, Baltic and Caspian Seas" (2012). Iniciou as suas actividades de gestão de ciência em 2008 no CNIO - Centro Nacional Espanhol de Investigação do Cancro (CNIO), passando para a área dos oceanos em 2010 no EurOcean - Centro Europeu de Informação sobre Ciência e Tecnologia Marinhas.


Organização:

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

 

Ciência Viva

 

Universidade de Aveiro

Apoio institucional:

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

 

Assembleia da Républica